O documentário “Miller & Fried – as origens do país do futebol” estreia na TV Brasil neste domingo (30). Dirigido pelo cineasta Luiz Ferraz, o filme resgata a importância de Charles Miller para a chegada do esporte no país e destaca a transformação dessa prática com o craque Arthur Friedenreich.
No final do século XIX, o Brasil estava em ebulição com o fim da escravidão, a chegada de imigrantes e a urbanização que movimentavam o país. Neste cenário, o futebol chega da Inglaterra com o jovem Charles Miller e sofre uma revolução nos pés mágicos de Arthur Friedenreich. A produção resgata os primórdios do desporto no Brasil a partir da biografia dos paulistanos Charles Miller, considerado o pai do futebol em território nacional, e Arthur Friedenreich, que é chamado o primeiro craque nacional.
O longa-metragem nacional exibe três relatos que são o fio condutor do roteiro. O documentário é ilustrado por imagens raras dos primórdios do futebol no Brasil enquanto são apresentados os depoimentos dos convidados.
“Miller & Fried – as origens do país do futebol” acompanha o discurso de Carlos Miller Junior que recupera detalhes da memória do avô e da família. Biógrafos de Charles Miller e Arthur Friedenreich, respectivamente, John Mills e Luiz Carlos Duarte comentam detalhes precisos sobre as histórias desses ídolos. Eles resgatam recordações sobre os astros ao abordar aspectos familiares, profissionais e esportivos, desmistificam lendas sobre as carreiras dos de Miller e Friedenreich. Ambos têm trajetórias traçadas em momentos distintos da modalidade no país.
Os jornalistas Paulo Vinicius Coelho, Celso Unzete e Marcelo Duarte comentam a formação dos primeiros campeonatos paulistas e a trajetória de agremiações que partem do amadorismo para a formação de equipes profissionais. Eles destacam como as figuras dos protagonistas do filme foram fundamentais para fazer do Brasil o país do futebol.
“Miller & Fried – as origens do país do futebol” estreia dia 30 de setembro, às 16h15 na TV Brasil.