O Smithsonian Channel estreia nesta sexta (17), uma minissérie em dois episódios que revela o que acontece no interior de uma das construções mais famosas do mundo, o “Palácio de Buckingham”, em Londres. O local serve de residência para a família real britânica, abriga o escritório da rainha, em seu papel como chefe de Estado, e é palco de glamour, pompa e circunstância para os ingleses. Mas seus 700 cômodos ainda formam um espaço altamente secreto.
Com a ajuda de ex-funcionários, pessoas próximas a membros da família real e até de celebridades (como Brian May e Tony Robinson), os dois episódios da série exploram como é a vida por trás de seus muros imponentes, revisitando triunfos, escândalos e tragédias que marcaram a realeza britânica.
O capítulo que abre a série, nesta sexta (17), revisita diferentes momentos vividos pela família real desde a coroação de Elizabeth II, em 1952. A chegada da jovem rainha (ela tinha 25 anos quando assumiu o trono) e de sua família ao palácio, as desavenças com o marido (príncipe Philip) e a irmã (princesa Margaret), a tentativa de sequestro sofrida pela filha (a princesa Anne), o casamento do príncipe Charles com Diana e a posterior batalha travada entre o casal, a trágica morte de Diana e a abertura parcial do palácio à visitação pública como forma de arrecadar fundos para reformas são alguns dos acontecimentos registrados pela produção.
Já o segundo e último episódio, programado para sexta, 24 de abril, às 22h, aborda os anos que antecedem o reinado de Eizabeth II e revela como era a vida no palácio por meio de cartas enviadas a Eduardo VIII (o tio da rainha Elizabeth que abdicou ao trono) e outros documentos até então desconhecidos.
“Palácio de Buckingham” estreia dia 17 de abril, às 22h no Smithsonian Channel.