O canal Smithsonian Channel comemora neste domingo (26), seu primeiro aniversário no Brasil. Entre a programação selecionada para marcar a data, destacam-se dois episódios da série de história natural “América Selvagem”.
A produção faz uso de fotografia extraordinária para mostrar algumas das regiões selvagens mais icônicas da América Latina. Às 21h, estreia o episódio “Amazônia”, seguido de “Pantanal”, às 22h. O sinal do Smithsonian Channel estará aberto a todos os assinantes Claro (canal 590) até o dia 10 de maio.
O capítulo dedicado à Amazônia revela o que faz da maior floresta tropical do mundo uma potência no quesito evolução e como se tornou abrigo para um terço de todas as espécies existentes no planeta. A força motriz por trás da floresta é o Amazonas, maior rio do mundo, e seus afluentes. A bacia amazônica concentra a maior diversidade de peixes de água doce da Terra. Esse enorme sistema de vias navegáveis esculpe a floresta, formando um mosaico de ilhas na selva. Soma de muitas partes, a Amazônia é regida por um mecanismo biológico complexo e, ao mesmo tempo, vulnerável.
O episódio sobre o Pantanal, que irá ao ar às 22h, mostra o esplendor da maior planície alagável do planeta, com períodos de cheia seguidos de seca severa. Ao longo dos meses de estiagem, jacarés se reúnem para procriar e se alimentar, formando a maior concentração de répteis da Terra, enquanto raras lontras gigantes patrulham as hidrovias. Diante de tamanha abundância, as onças-pintadas encontradas no Pantanal tornaram-se as maiores da América Latina. O episódio também mostra a ação humana neste bioma de beleza inigualável.