Baseado no filme homônimo do sul-coreano Bong Joon-ho, de “Parasita”, “Expresso do Amanhã” estreia nesta segunda (25) na Netflix. A produção em 10 episódios reimagina um mundo confinado, em que os 3 mil sobreviventes de um apocalipse climático na Terra vivem em um trem que roda o planeta sem parar. O elenco é liderado por Jennifer Connelly e Daveed Diggs.
A série e filme têm como ponto de partida a graphic novel francesa, “O Perfuraneve” (1984), que retrata um trem com 1.001 vagões (16 quilômetros de comprimento) que parte de Chicago para tentar salvar a humanidade. Ele roda o globo sem paradas – caso deixe de se movimentar, será dominado pelo gelo que consumiu a Terra após um desastre ambiental. Só que, para que a experiência seja bem-sucedida, lei, ordem, hierarquia, divisão social, nada pode estar fora do lugar.
Ao longo dos quilômetros da composição, as gradações entre esses extremos são cuidadosamente mantidas por Melanie Cavill (Jennifer Connelly), porta-voz e lugar-tenente do bilionário Wilford, idealizador do trem: engenheira de formação e chefe de hospitalidade em título, Melanie supervisiona desde o ponto do filé servido na primeira classe até as imensas pressões logísticas desse microcosmo. Em um equilíbrio tão frágil, é arriscada a decisão dela de tirar do último vagão o ex-policial Andre Layton (Daveed Diggs), a fim de investigar um assassinato.
“Expresso do Amanhã” estreia no dia 25 de maio na Netflix.
Publicidade