No dia 02 de setembro de 2018, o Brasil viveu um dos mais tristes episódios de sua história cultural, quando um devastador incêndio atingiu o Museu Nacional/UFRJ, no Rio de Janeiro, e dizimou grande parte de um acervo emblemático. Mas onde muitos só viam destroços, alguém viu a possibilidade de fazer arte. Essa história de transformação e recomeços é tema do documentário “Fênix: o voo de Davi” produção original do Globoplay em parceria com a GloboNews, que o canal exibe no domingo, dia 29 de agosto e a plataforma disponibiliza no dia 02 de setembro.
Com direção e roteiro de Vinícius Dônola, João Rocha e Roberta Salomone, o documentário apresenta o bombeiro e luthier Davi Lopes, que construiu instrumentos musicais com restos de madeira remanescentes do incêndio, e produziu música e amor a partir de pedaços de móveis e vigas queimadas na grande tragédia.
A jornada de Davi foi documentada desde setembro de 2018 e, desde então, foram confeccionados cinco instrumentos – dois violões, um bandolim, um cavaquinho e um violino – que serão entregues ao Museu Nacional/UFRJ. O filme mostra todo o processo de busca do material em meio aos destroços, o trabalho de luthieria e a finalização dos instrumentos, que ganharam padrinhos famosos como Gilberto Gil, Paulinho da Viola, Nilze Carvalho, Paulinho Moska, Hamilton de Holanda e Felipe Prazeres.
Após autorização do Museu Nacional/UFRJ para selecionar e identificar materiais que pudessem ser aproveitados para a confecção dos instrumentos, o suboficial dos bombeiros transformou, por exemplo, restos da porta da bilheteria, de jacarandá, nos fundos e laterais dos violões, do bandolim e do cavaquinho. A maior parte do material usado estava no interior do prédio do Museu, como os batentes de pinho-de-riga e uma viga de braúna, raros na natureza. O trabalho cuidadoso de Davi ainda permitiu que partes de uma de uma viga do Torreão Sul, originalmente os aposentos de D. Pedro II, virassem as escalas de um violão clássico e de um cavaquinho.
“Fênix: o voo de Davi” estreia dia 29 de agosto, às 23h na Globonews e o Globoplay disponibiliza no dia 02 de setembro.