A rápida propagação da COVID-19, doença causada por uma nova forma de coronavírus, tornou-se uma crise de saúde global, a maior de nossos tempos. Aparentemente da noite para o dia, o vírus mudou nossa rotina e a maneira como interagimos em sociedade. Como chegamos a este ponto? E o que podemos aprender com cientistas e especialistas?
Em Pandemia: COVID-19, documentário com duração de uma hora, o Discovery faz uma análise em profundidade na busca por respostas sobre a pandemia. O especial exclusivo estreia na quarta-feira, 8 de abril, às 22h, com reexibição no sábado, 11 de abril, às 23h40. A TV Cultura, em parceria com o Discovery, também exibirá o documentário no sábado, dia 11, às 22h.
Acredita-se que o coronavírus tenha migrado de animais para humanos em um mercado em Wuhan, na China. Mas como isso aconteceu? As fontes do documentário esclarecem informações sobre o tratamento, contágio e sobre o que intrigou os médicos e cientistas que estiveram com os primeiros pacientes infectados. O especial também analisa como, em algumas semanas, a COVID-19 se espalhou por toda a China e para fora dela, alarmando profissionais de saúde e pesquisadores.
Pandemia: COVID-19 mostra em detalhes como é travada a luta para conter o vírus, trazendo as últimas notícias sobre os esforços mobilizados para testar e tratar pacientes, evitando uma maior disseminação. Especialistas revelam por que a COVID-19 é diferente de outras doenças, por que o mundo estava despreparado para enfrenta-la, e o que poderia ter sido feito de maneira diferente para minimizar seus impactos.
O especial também rastreia a origem do surto nos Estados Unidos, desde a notificação do primeiro caso à rápida disseminação na região de Seattle, acompanhando a rota de transmissão em todo o país. Os telespectadores ouvirão fontes entre os principais especialistas da área médica que atuam na linha de frente para o combate à pandemia, além de pesquisadores, funcionários do governo e pacientes que fazem relatos em primeira mão.