O canal de TV aberta Loading estreou oficialmente na última segunda-feira, dia 7 de dezembro, e já enfrenta uma enorme crise. Nesta sexta-feira, dia 11 de dezembro, toda a equipe que fazia parte do programa Metagaming pediu demissão.
Os ex-contratados foram para as redes sociais informar o desligamento da emissora. A debandada teria ocorrido devido a divergências sobre a linha editorial entre os jornalistas e a direção do canal. “Após dois programas excepcionais nos foi apresentado um desalinhamento editorial com a emissora, que levou ao desligamento de toda a equipe de esports“, informou Pedro Osorio que fazia parte da redação.
É com muita decepção que comunico a minha saída da Loading TV. Após dois programas excepcionais nos foi apresentado um desalinhamento editorial com a emissora, que levou ao desligamento de toda a equipe de esports. [+]
— Pedro Osorio (@peosorio_) December 11, 2020
Parte da equipe chegou a insinuar censura por parte da emissora ao publicar receitas de bolo para comentar a saída. Esta é uma prática que ficou extremamente conhecida durante a ditadura militar no Brasil. Na época, os jornais inseriam receitas no lugar de matérias que haviam sido censuradas pelo governo.
O outro lado
Procurado pela Redação VCFAZ.TV, o canal Loading informou que “Devido ao desalinhamento entre o posicionamento da Loading, focado em entretenimento, e o time editorial do programa Metagaming, decidimos reestruturar a atração”.
“Importante frisar que o core da Loading é o entretenimento e a agenda positiva. Dessa forma, buscaremos entregar conteúdos que engrandeçam ainda mais o Esports, porém com a linha editorial focada no entretenimento”, seguiu o canal em comunicado.
Finalizando o comunicado, a emissora agradeceu “publicamente todo o time do Metagaming que dividiu conosco esses últimos meses, inclusive a incrível estreia. Seguimos em caminhos diferentes, mas com a certeza da competência e do sucesso de todos vocês. Obrigado por fazerem parte da nossa história”.
A equipe
Confira abaixo parte dos anúncios realizados nas redes sociais:
A partir de hoje, não faço mais parte da Loading por divergências entre a direção do canal e a linha editorial do Metagaming. Eu e toda a equipe do programa saímos com a certeza de que seguimos a nossa ética profissional, e agradeço muito a todos pela parceria desse curto tempo. pic.twitter.com/DhrzMlo4xy
— maria eduarda (@_dudacury) December 11, 2020
SAÍDA DA LOADING
Eu e toda a redação deixamos o Metagaming. Jamais sacrifiria meu nome, minha história e o que creio como jornalismo em nome de cargo ou posição de destaque.
Sempre fui defensor do jornalismo. E não poderia falhar quando o convocado para a batalha fosse eu mesmo pic.twitter.com/c7UaqS1gmN
— IG: chandy.teixeira (@chandy_teixeira) December 11, 2020
SAÍDA DA LOADING
Após 1 mês, deixo a Loading, junto a todos os amigos e amigas que fiz no Metagaming.
Estudei jornalismo para lutar pelas pessoas e servir à sociedade. Há muitas formas de se fazer jornalismo, e prontamente escolhi a mais difícil dentre todas. pic.twitter.com/3yy25XGcKV
— IG: Deivlin (@DeivlinVale) December 11, 2020
Liberdade editorial é essencial.
Hoje, não faço mais parte da Loading, assim como a editoria inteira do Metagaming – todos nós estamos fora do projeto.
Agradeço demais à equipe incrível da qual fiz parte, que conseguiu entregar dois programas maravilhosos apesar das dificuldades pic.twitter.com/q873r0xrct— Barbara Gutierrez (@bahgutierrez) December 11, 2020
Por desalinhamento editorial, entendi que não conseguiria falar sobre assuntos que são importantes para mim e sempre permearam minha carreira como temas necessários para a evolução do cenário de esportes eletrônicos.
— Barbara Gutierrez (@bahgutierrez) December 11, 2020
Sendo assim, partimos em caminhos distintos… E sigo de cabeça erguida.
Obrigada a todos que me acompanharam por lá e principalmente quem continuará me seguindo.
Saímos disso mais fortes – é para isso que sempre trabalhei nestes seis anos de esports.
— Barbara Gutierrez (@bahgutierrez) December 11, 2020