Duas décadas depois, as consequências do atentado de 11 de setembro de 2001 ainda têm reflexos nos Estados Unidos e no resto do mundo, como mostra “Retratos de uma Guerra Sem Fim”, nova série documental original do Globoplay. Em quatro episódios, o repórter Marcos Uchôa mostra os cenários no mundo antes e depois dos atentados, as guerras originadas e suas repercussões, que chegam até o noticiário atual, com a crise no Afeganistão. Para contar essa história, o jornalista passa por países como Paquistão, Iraque, Irã, Síria e Líbano, além dos Estados Unidos.
Com o olhar de quem viu de perto as consequências de duas décadas de guerra, as quedas de governos e os impactos na economia mundial, o documentário relata como começaram as ameaças do grupo extremista Talibã aos EUA, relembra detalhes do dia do ataque e o início da Primavera Árabe, que culminou em uma série de revoltas populares em mais de 10 países no Oriente Médio. Marcos Uchôa revisita suas viagens aos locais, em especial, à Tunísia, berço das revoluções que se espalharam pelas nações vizinhas. ‘Retratos de uma Guerra Sem Fim’ também mostra como os moradores de Síria e Líbano, que sofreram com as guerras do passado, se agarram à fé para sonhar com um futuro melhor.
Acostumado a participar das coberturas dos mais variados assuntos, de Jogos Olímpicos e Copas do Mundo e desastres naturais e guerras, Marcos Uchôa viu o mundo se transformar com os próprios olhos em diferentes momentos. Por coincidência, ele estava em Nova York uma semana antes dos atentados, cobrindo a participação do tenista Gustavo Kuerten no US Open, um dos torneios de tênis mais importantes da temporada.
“Retratos de uma Guerra Sem Fim” estreia dia 11 de setembro no Globoplay. A GloboNews exibe o primeiro episódio no domingo, dia 12 de setembro, às 23h.