A cineasta síria Waad al-Kateab filmou durante cinco anos sua vida na cidade de Aleppo tomada por rebeldes durante a rebelião síria no documentário “Para Sama”. A produção foi indicada ao prêmio de Melhor Documentário no Oscar 2020, junto com o brasileiro “Democracia em Vertigem”.
Sama, a que o título se refere é a filha da realizadora, Waad Al-Kateab, nascida em pleno conflito, no ano de 2015, personagem incauta de uma impressionante saga de sobrevivência. Waad Al-Kateab é uma jornalista que se mudou para Aleppo, em 2009, contava 18 anos, para frequentar um curso de Economia. Com a eclosão da guerra civil, em 2011, começou a assinar reportagens para o Channel 4 (Reino Unido).
“Para Sama” nasce da confluência de fatores pessoais e profissionais: por um lado, o seu casamento e o nascimento de Sama; por outro lado, a opção de permanecer em Aleppo (até 2016, quando passou a viver no Reino Unido), registando uma odisseia de resistência e sobrevivência de que a frágil Sama acaba por ser o símbolo mais radioso e transparente.
“Para Sama” estreia no dia 06 de maio no Globoplay.