A Comcast, gigante de mídia americana, que detém marcas como CNBC, MSNBC, E!, USA Network e Syfy, anunciou a separação (ou ‘spin-off’) de seus canais por assinatura, criando uma nova empresa pública independente. Com a medida, a empresa pretende revitalizar as marcas em um cenário de mídia em rápida transformação, marcado pelo crescimento do streaming e a redução de assinaturas de TV a cabo.
A nova empresa será liderada por Mark Lazarus, presidente do NBCUniversal Media Group, que assumirá como CEO, e contará com Anand Kini, atual CFO da NBCUniversal, como CFO e COO. A Comcast acredita que a criação dessa entidade independente permitirá maior flexibilidade para que os canais a cabo se adaptem aos desafios do mercado e explorem novas oportunidades.
Apesar da separação, a Comcast continuará com a propriedade de marcas consideradas cruciais para sua estratégia de crescimento, como a rede NBC, o serviço de streaming Peacock e o canal Bravo.
A iniciativa da Comcast redefine sua posição em um setor onde o streaming continua a ganhar protagonismo, e promete trazer uma nova perspectiva para a evolução da TV por assinatura.