São cada vez mais fortes os rumores que indicam que a Paramount Global está em estágio avançado de negociações para uma fusão com a Warner Bros. Discovery. A expectativa aumentou após um encontro entre os CEOs das duas empresas, David Zaslav e Bob Bakish, que ocorreu em Nova York na última terça-feira, 19 de dezembro. Eles discutiram a possibilidade de unificar os serviços de streaming Paramount+ e Max (que, no Brasil, ainda se chama HBO Max).
A fusão também contemplaria a combinação de CBS News com a CNN, e da CBS Sports com as operações esportivas da Warner Bros. Discovery, como TNT Sports e Eurosport. A incerteza persiste sobre a natureza da transação: se será uma aquisição ou fusão, e também sobre quem liderará a nova entidade resultante.
Por que uma fusão?
A Paramount, apesar do sucesso do Paramount+, ainda não é lucrativa, e a fusão poderia impulsionar ambas as empresas no mercado de streaming. O progresso das negociações ainda é desconhecido. A Warner Bros Discovery é atualmente a segunda maior empresa de mídia do mundo, atrás apenas da Disney. A Paramount é a quarta maior.
O que pode acontecer?
Se concretizada, a fusão criaria uma forte concorrência para Disney, FOX e NBCUniversal, especialmente diante das iminentes renovações de contratos, incluindo os direitos de transmissão da NBA, com negociações previstas para o próximo ano.
Gigantes do streaming
Além do Paramount+, a Paramount detém marcas como Pluto TV, MTV, CBS, Nickelodeon e Paramount Pictures. Já a Warner Bros. Discovery é a dona da HBO, CNN, Discovery, Cartoon Network, TNT, Adult Swim, Warner Bros. Pictures e outras marcas.