No próximo dia 30 de setembro, o canal Syfy irá fazer suas últimas transmissões no Brasil. A partir do dia 1 de outubro, entra em seu lugar o USA Network, que passará a ocupar o mesmo lugar no line-up das operadoras onde o canal já existe – como SKY, Claro tv+, Vivo e Oi, entre outras.
A trajetória do Syfy no Brasil começou com um foco em conteúdo de ficção científica e fantasia. Originalmente, o canal era conhecido como “SciFi”, quando foi lançado em 2007. Naquela época, o SciFi Channel se diferenciava por oferecer uma ampla gama de programas, filmes e séries 100% relacionados ao gênero de ficção científica.
No entanto, em 2010, o canal passou por uma mudança significativa de marca e rebranding: o SciFi Channel virou Syfy. A mudança de nome foi parte de uma estratégia global para ampliar o apelo do canal para uma audiência maior e refletir uma abordagem mais aberta a diferentes gêneros de entretenimento. O canal passou a exibir, além de ficção científica, gêneros como horror, fantasia e eventos especiais relacionados à cultura pop e ao entretenimento.
Mas a estratégia não parece ter dado tão certo – pelo menos por aqui. Segundo dados do Painel Nacional de Televisão, ainda no mês de maio, o Syfy ocupava a posição 78 no ranking dos canais de TV por assinatura – atrás até mesmo de canais religiosos como RIT e TV Novo Tempo.
A partir de 1 de outubro, o Syfy entra para o “memorial” de canais que foram descaracterizados com o passar do tempo, com a mal sucedida estratégia de aumentar a audiência. E para você: o Syfy vai fazer falta?