A partir de sábado, 3 de outubro, às 19h, o canal de TV por assinatura Food Network exibe mais uma safra de Chopped Júnior, competição culinária que desafia cozinheiros mirins a criarem pratos a partir de ingredientes surpresa que são definidos pela produção.
Não importa se guloseimas industrializadas estão na lista de ingredientes obrigatórios ou se o prazo é de apenas trinta minutos; uma vez que aceitam participar de Chopped, esses prodígios da culinária sabem que terão de levar a criatividade e as habilidades culinárias ao limite. A cada semana, quatro novos participantes assumem as estações de trabalho da série e topam competir entre si pelo prêmio de 10 mil dólares.
Nos episódios, eles receberão cestas onde estão os ingredientes que devem ser utilizados nas três provas que terão pela frente: aperitivo, entrada e sobremesa. Ao final de cada uma delas, um participante deixa a competição conforme decisões do trio de jurados formado por Amanda Freitag, Chris Colfer e a brasiliera Raiza Costa. Ted Allen apresenta as provas.
São três os critérios de avaliação que determinam quem avança na competição e quem volta para casa: contam apresentação, sabor e criatividade – e todos eles têm o mesmo peso, de forma que os jurados não esperam nada além da perfeição. Cada prova começa com uma caixa onde estão ingredientes secretos, difíceis de preparar e raros; todos eles devem ser utilizados nas receitas junto aos itens disponíveis na despensa do programa.
São os competidores no episódio de estreia: Carson Wood, de 11 anos, menino simpático que ama arte e ginástica; Avery Andrasek, de 9 anos, garota alegre que gosta de utilizar ingredientes frescos; Israel Oxley, de 9 anos, divide sua dedicação entre a cozinha e os esportes; e Lucy Chelton, uma pequena confeiteira que também tem 9 anos de idade e ama fazer biscoitos.