O canal de TV por assinatura ID estreia na terça-feira, dia 15 de março, a partir das 22h, a série original Chamadas Criminosas. Os telefonemas que uma pessoa presa faz para familiares e conhecidos podem ser mais reveladores do que um interrogatório. No calor da emoção ou na descontração de conversas informais, podem haver informações cruciais para o desenrolar das investigações e, até mesmo, admissão de culpa.
Uma vez que uma pessoa entra no sistema prisional dos Estados Unidos, são várias as oportunidades de realizar telefonemas enquanto aguarda julgamento. A grande maioria dessas ligações são gravadas e os suspeitos sabem disso. Mesmo assim, não é raro que essas ligações documentem confissões, ameaças, atos falhos, chantagens e subornos.
A cada semana, um caso diferente é revisitado pela série. Além das gravações das ligações que contribuíram para desfecho das investigações, a produção traz depoimentos dos oficiais que trabalham na análise desse material, além de entrevistas com pessoas próximas às vítimas e dramatizações que reconstituem os eventos-chave.
Em casos de crimes hediondos, todas as comunicações das pessoas que aguardam julgamento na prisão são monitoradas – na tentativa desesperada de ‘resolverem’ as pontas soltas que ficaram do lado de fora da prisão, não é raro que esses detentos acabem dizendo coisas que os incriminam.