O Star Channel, canal de filmes e séries do grupo Disney, terá suas transmissões encerradas no Brasil em 28 de fevereiro de 2025, como parte da estratégia global da Disney de fortalecer o serviço de streaming Disney+. A notícia marca o fim de um ciclo que começou décadas atrás com a marca Fox, referência em entretenimento no país, e que há menos de 4 anos, em 2021, passou a se chamar Star Channel após a aquisição da Fox pela Disney.
Da Fox ao Star Channel
A marca Fox foi um pilar no entretenimento brasileiro, com canais como Fox Channel, Fox Life e Fox Sports, e base para séries de grande sucesso como The Walking Dead, Os Simpsons, This Is Us, entre outras. Após a aquisição pela Disney, o canal principal foi rebatizado como Star Channel em 2021, mudança que buscava alinhar a programação ao novo posicionamento global da empresa.
A transição trouxe desafios, sendo o principal deles a perda de parte da identidade associada ao nome Fox. Apesar disso, o Star Channel manteve relevância com uma programação que mesclava filmes, séries consagradas e produções originais.
O recente fim do Star+
A decisão de encerrar o Star Channel ocorre logo após outra mudança recente: o fim da plataforma de streaming Star+, que foi incorporada ao Disney+ no Brasil em setembro de 2024. A medida faz parte de uma estratégia global da Disney para unificar seus conteúdos em um único hub, simplificando o acesso e fortalecendo a marca Disney+. Com isso, conteúdos que antes estavam no Star+ agora podem ser encontrados no Disney+, incluindo produções como Grey’s Anatomy, American Horror Story, e eventos esportivos da ESPN.
O que esperar no futuro?
Com o encerramento do Star Channel, o catálogo de filmes e séries que marcou gerações será migrado integralmente para o Disney+. Além disso, a Disney já demonstrou interesse em continuar investindo em produções originais e conteúdos sob demanda, prometendo manter viva a marca Star – pelo menos, por enquanto.
O fim da Fox/Star Channel simboliza o fim de uma era para a TV paga no Brasil, mas também reflete a transição inevitável para o streaming como principal modelo de consumo de entretenimento.
E você, era fã do Star Channel?