As empresas de telecomunicações Televisa e AT&T em conjunto com a Câmara Nacional da Câmara Nacional da Indústria Eletrônica, Telecomunicações e Tecnologias da Informação (Canieti) solicitaram ao Instituto Federal de Telecomunicações (IFT) do México que a Telmex, empresa do grupo América Móvil (controladora da Claro aqui no Brasil) seja vendida.
A Telmex presta serviços de internet fixa e telefonia no México. A proposta apresentada é que a empresa seja dividida em duas áreas: de um lado negócios de serviços para usuários e de outro negócios de infraestrutura.
A Telmex foi identificada há alguns anos como um agente econômico preponderante no mercado mexicano. Medidas restritivas foram acionada, mas Televisa, AT&T e Canieti apontam que as ações foram insuficientes.
Apesar disto, alguns especialistas argumentam que a Telmex perdeu o poder que já teve no passado. De acordo com o presidente interino do IFT, a empresa passou de uma participação de 73% de mercado para uma fatia de 41%. Além disto, seus concorrentes registraram crescimento no número de assinantes.