Na quinta (27), o Telecine Cult apresenta especial em homenagem ao Dia da Visibilidade Lésbica com “Rafiki”, primeiro longa queniano a ser exibido no Festival de Cannes, “O Mau Exemplo de Cameron Post”, baseado em romance homônimo e estrelado por Chloë Grace Moretz e “Retrato de Uma Jovem em Chamas”, filme de Céline Sciamma, que recebeu indicações ao Globo de Ouro e a Palma de Ouro de Melhor Filme Estrangeiro.
Às 20h25, a programação começa com “Rafiki”. Mesmo sendo filhas de famílias rivais políticas, as jovens quenianas Kena e Ziki são amigas inseparáveis. Aos poucos, as duas começam a viver uma intensa paixão, desafiando as leis do Quênia que criminalizam a relação homossexual. Agora, as duas precisam escolher entre serem livres ou viver em segurança. O filme foi o primeiro longa-metragem do Quênia a ser exibido no Festival de Cannes.
Com Chloë Grace Moretz, “O Mau Exemplo de Cameron Post” vai ao ar às 22h. Em 1993, a jovem Cameron é enviada ao acampamento Promessas de Deus porque sua tia acredita que ela precisa tratar sua homossexualidade. Lá, a novata acaba criando um grupo de amigos que vão lhe ajudar a enfrentar a opressão de não poder ser quem você realmente é.
Finalizando a programação, “Retrato de Uma Jovem em Chamas” vai ao ar às 23h40. Na França do século 18, a mãe de Héloïse contrata a pintora Marianne para que ela faça um retrato da filha sem que a garota saiba. As duas passam os dias juntas para que, à noite, Marianne possa pintar sua modelo. Mas o relacionamento entre elas começa a ficar cada vez mais intenso.
Dia da Visibilidade Lésbica no Telecine Cult vai ao ar no dia 27 de agosto, a partir das 20h25.