Na última sexta-feira, dia 25 de setembro, divulgamos que a TV Novo Tempo foi classificada pela Anatel como um canal aberto de carregamento obrigatório para as operadoras via satélite.
O que muda com isso? Essa foi uma dúvida que acompanhou diversos assinantes ao longo do final de semana. Os mais atentos perceberam que o canal já está presente na Claro TV (canal 184), SKY (canal 33) e Oi (canal 214).
Apesar de já estar presente nas três maiores operadoras via satélite do país, o fato de se tornar um canal obrigatório traz mudanças consideráveis. Atualmente a emissora está disponível na faixa de canais cortesia e que podem ser retirados sem a necessidade de substituição ou desconto na assinatura.
Agora classificado como canal obrigatório, a TV Novo Tempo deverá migrar para uma numeração próxima aos canais abertos de maior audiência. A regulamentação determina que todos os canais obrigatórios devem ficar em numeração sequencial e sem quebra.
Quer um exemplo? Na Claro TV (satélite), a TV Novo Tempo está atualmente no canal 184. Com a obrigatoriedade ele deverá migrar para o canal 2 já que na faixa destina pela operadora para os canais obrigatórios há somente o número 2 vago. O canal 1 é utilizado para o NOW e o 25 é usado para o canal do cliente. No futuro, caso a Anatel determine a entrada de um novo canal obrigatório, a Claro deverá mudar o Now ou o Canal do Cliente para acomodar uma possível novidade. O mesmo vale para as demais operadoras.
Já nas operadoras Vivo (ex-Telefônica e ex-GVT) e BluTV, a TV Novo Tempo deverá ser incluída em breve, também em numeração próxima aos demais canais abertos.
A operadora Nossa TV optou por não carregar nenhum canal aberto devido a limitação de banda disponível no satélite. A regulamentação em vigor estabelece que a operadora que carregar ao menos 01 (um) dos canais abertos obrigatórios terá de carregar o sinal rede das demais emissoras. Mas vale uma atenção, a emissora pode se recusar a liberar seu sinal.