As comunidades off-grid – grupos autossustentáveis que vivem em localidades remotas, distantes das comodidades, confortos e problemas dos grandes centros urbanos – são cada vez mais comuns; pessoas dispostas a aprender conhecimentos necessários para a subsistência, há muito esquecidos, protagonizam um verdadeiro movimento migratório rumo a regiões onde a natureza selvagem é soberana.
O Discovery mostra de perto essa tendência em sua nova série “Desafio Selvagem: 100 Dias no Alasca” (100 Days Wild), com estreia na terça-feira (1º). Os episódios de uma hora acompanham um grupo de sete pessoas, cinco delas recém-chegadas, durante os cem primeiros dias em uma propriedade no Vale Tanana, rincão do Alasca a 320 quilômetros da cidade mais próxima.
Os novatos Adam, Oliver, Gerrid, Christine e Evan terão a tarefa de colonizar o vale – construindo abrigos e garantindo alimento para os meses de escassez – antes da chegada do inverno rigoroso. Nenhum dos cinco se encontrou pessoalmente antes de se juntarem ao casal Jennifer e Andrew, que deu início à estrutura off-grid da qual eles agora fazem parte. Há cinco anos o casal busca outros membros resistentes o suficiente para formarem a comunidade autossustentável.
Em favor deles há a união da comunidade; todos se protegem mutuamente e buscam decisões acertadas para a segurança geral. Contra, estão o relógio e o clima ártico: mesmo com origens, atividades e histórias completamente diferentes, eles terão de unir forças, superar conflitos e trabalhar juntos na caça, coleta e construção antes do congelamento da paisagem. Todos sabem que não sobreviverão ao inverno se não se prepararem.
“Desafio Selvagem: 100 Dias no Alasca” estreia dia 1º de junho, às 21h15 no canal Discovery.