A Disney, por meio de seu CEO, Bob Iger, confirmou que irá lançar um serviço de streaming exclusivo com a marca ESPN. A novidade, que ainda não tem datas definidas – mas que, segundo Iger, acontecerá até 2025 -, deverá combinar a oferta de conteúdo linear dos canais ESPN e do streaming ESPN+ (no Brasil, equivalente ao Star+) em um único serviço.
Os planos da Disney para o novo streaming são ambiciosos. As principais ligas esportivas dos Estados Unidos foram apontadas como potenciais investidores da ESPN, com a Disney oferecendo a elas uma participação acionária em troca de conteúdo exclusivo ou acordos de licenciamento diferenciados.
Informações de mercado também sugerem que a ESPN poderia passar integrar os streamings NFL+, NBA League Pass ou transmissões locais de jogos da Major League Baseball (MLB) no ESPN+, posicionando o novo serviço como um “hub” da indústria esportiva, em um cenário de streaming fragmentado.
“A tecnologia que teremos para a ESPN DTC (direct to consumer = direto ao consumidor) nos dará a capacidade de oferecer esportes locais de maneira bastante robusta”, disse Iger, em conferência para investidores. “Mas não estamos realmente visando fazer isso assumindo riscos significativos. Então, se pudermos encontrar o tipo certo de acordos comerciais e parcerias, acredito que olharemos muito seriamente para fornecer esportes locais como parte da plataforma”, finalizou.