A Amazon anunciou oficialmente o encerramento do Freevee, um gratuito de streaming com suporte a anúncios, lançado há quase cinco anos sob a marca IMDb. Disponível em mercados como EUA, Reino Unido, Alemanha e Áustria, o Freevee será gradualmente desativado nas próximas semanas, com todo o seu conteúdo sendo integrado ao Prime Video, principal serviço de streaming da empresa.
Em comunicado à Variety, um representante da Amazon explicou a decisão: “Transformamos o Prime Video em um destino de entretenimento completo, onde os usuários podem personalizar sua experiência com exclusividades para membros Prime, produções da Amazon MGM Studios, filmes e séries licenciadas, conteúdo de outros serviços como assinaturas adicionais, esportes ao vivo, canais FAST [streaming gratuito com anúncios], além de todo o catálogo do Amazon Freevee.”
Ainda segundo o porta-voz, o objetivo é simplificar a experiência do usuário. A mudança não alterará a disponibilidade de conteúdo para assinantes Prime, e uma vasta oferta gratuita continuará acessível para não-assinantes Prime, incluindo originais do Amazon MGM Studios, filmes e séries licenciadas e uma ampla biblioteca de canais FAST, agora sob o rótulo “Watch for Free” dentro do Prime Video.
Entre os originais do Freevee, que migram para o Prime Video, estão:
- “Jury Duty”: Reality de comédia indicado ao Emmy.
- “Bosch: Legacy”: Drama policial.
- “Neighbours”: Novela australiana.
- “Alex Rider” (Temporada 2): Série de espionagem juvenil.
- “Leverage: Redemption”: Reboot da clássica série de ação.
- “Judy Justice”: Programa estrelado pela icônica juíza Judy Sheindlin.
O Freevee começou em janeiro de 2019 sob o nome IMDb Freedive, rebatizado como IMDb TV poucos meses depois e, finalmente, como Freevee em 2022. Durante sua operação, foi gerido pela divisão Amazon MGM Studios.