A Globo, em parceria com a Intel, fará demonstrações em 8K dos Jogos Olímpicos de Paris 2024 no Brasil. A transmissão, em super alta resolução (8K/60FPS/HDR), proporcionará uma experiência de imagem e som imersivos, com qualidade significativamente superior à alta definição e 4K.
A iniciativa é fruto da colaboração entre a Intel, parceira do Comitê Olímpico Internacional, e a Globo, em conjunto com a Olympic Broadcasting Services (OBS). Esta é a segunda parceria das empresas para transmissões em 8K, tendo sido a primeira nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020.
Os servidores de transmissão serão equipados com processadores Intel® Xeon escaláveis, garantindo codificação eficiente e transmissão rápida. Esta tecnologia permitirá uma experiência de TV 3.0, democratizando o acesso ao conteúdo de alta qualidade.
Desde 2013, a Globo tem investido em pesquisas sobre 8K, com marcos significativos em eventos como o Carnaval, Copa do Mundo e as Olimpíadas do Rio. A novela “Pantanal”, em 2022, foi um dos primeiros conteúdos brasileiros produzidos e exibidos em 8K.