Na última semana, “Verdades Secretas II” estreou na TV Globo. Durante as chamadas da novela de Walcyr Carrasco com direção artística de Amora Mautner, a emissora platinada salientou que é uma versão para a TV aberta.
“VSII” entrou, originalmente, na Globoplay como uma forma de alavancar o número de assinantes. A produção é recheada de cenas de sexo protagonizadas por atores e atrizes dos primeiros escalões de seu elenco. Praticamente, é uma versão do Cine Privè do Grupo Globo.
Como sempre ressaltamos neste espaço, novela é texto. Porém, em “Verdades Secretas II”, isso fica em segundo plano. As cenas de pegação são o que, de fato, move a produção.
Um dos núcleos mais polêmicos ruboriza até os menos moralistas. O garoto de programa Matheus (Bruno Montaleone) vive relacionamentos sexuais com Lorenzo (Celso Frateschi), Betty (Deborah Evelyn) e seus enteados Giotto (Johnny Massaro) e Irina (Julia Stockler). Tudo em família. Enquanto há uma eterna discussão sobre o “beijo gay” nas novelas das nove, Bruno Montaleone (Matheus) e Johnny Massaro (Giotto) gravaram diversas cenas picantes, inclusive de 69.
Nos primeiros capítulos, Angel retorna ao mundo do book rosa, após a morte de seu marido Guilherme (Gabriel Leone) em um acidente automobilístico. Um dos seus primeiros clientes é Percy (Gabriel Braga Nunes) que sente fetiche de humilhar suas parceiras. Aliás, “VSII” mexe com muitos fetiches. Romulo Estrela, que dá vida ao investigador Cristiano, sempre aparece de cueca branca.
O roteiro também é alvo de críticas. Cristiano, contratado por Giovanna (Ágatha Moreira), descobre, anos depois, rastros de sangue e um projétil da arma na lancha onde Alex (Rodrigo Lombardi) teria desaparecido. E a Polícia, até então, tinha feito nada diante do sumiço do empresário? Estranhíssimo.
Com a entrada de “VS II”, a TV Globo criou uma terceira faixa após a novela das nove. Empurrou, para ainda mais tarde, o “Jornal da Globo, comandado por Renata Lo Prete, e Conversa com Bial. Com o “BBB22”, criou-se uma celeuma. Bial chegou a entrar 3 da manhã. Na última madrugada de sexta (07/10) para sábado (08/10), a novela com classificação indicativa de 18 anos terminou à 1h30 da manhã. “Verdades Secretas II” poderia ter entrado durante as férias de Bial que comanda um programa muito interessante. O telespectador insone fica mais insone.
Fabio Maksymczuk