Como você viu aqui no Além da Tela, o TCL Channel está expandindo a sua presença no mercado brasileiro de streaming. Operando localmente desde fevereiro, a empresa já oferece mais de 200 opções gratuitas, incluindo canais nacionais e internacionais, e mais de 40.000 horas de filmes e programas.
Janaína Tadeu, Gerente de Conteúdo da TCL, respondeu às perguntas do Além da Tela, onde trouxe detalhes sobre a expansão do TCL Channel e contou como a empresa pretende se destacar para obter a liderança do mercado de FAST – o acesso a canais e conteúdos gratuitos via streaming, com publicidade – no Brasil. E rejeita a ideia de ser concorrente de plataformas como Pluto TV, Samsung TV Plus e LG Channels, para mencionar algumas. Confira a íntegra a seguir:
“Estamos determinados a ser líderes no mercado brasileiro de FAST com o nosso aplicativo gratuito nas TVs TCL“
Além da Tela: Poderia nos contar um pouco mais sobre a expansão do TCL Channel no Brasil?
Janaína Tadeu, TCL: A estratégia de expansão do TCL Channel no Brasil é fortalecer a operação por meio da colaboração com parceiros que oferecem conteúdo nacional. Operando localmente desde fevereiro, o TCL Channel tem experimentado um rápido crescimento, refletindo movimento semelhante ao crescimento global dos canais FAST (free ad-supported streaming television), mercado que possui mais de 1.800 canais já disponíveis globalmente e uma perspectiva promissora de mercado.
O FAST é o principal impulsionador do crescimento do mercado de streaming/OTT no futuro, por isso, estamos determinados a ser líderes no mercado brasileiro de FAST com o nosso aplicativo gratuito nas TVs TCL.
Quais são os principais desafios que a TCL Channel enfrenta ao entrar no mercado brasileiro de streaming?
Um dos grandes desafios é aumentar a oferta de conteúdo local. Para fortalecer nossa relação com o usuário brasileiro, o TCL Channel vem buscando ampliar esse leque de canais e conteúdos disponíveis para o público, investindo numa curadoria orientada para o gosto do brasileiro. Atualmente, a plataforma já possui diversos canais relevantes disponíveis gratuitamente, como a Record News e a CNN Brasil, para quem gosta de notícias, a DiaTV, com uma programação super jovem e divertida, além de termos estreiado três canais com programas famosos da TV Bandeirantes neste mês de junho.
Hoje, muitos usuários reclamam sobre canais com pouca qualidade sendo lançados em streaming. Quais são os critérios utilizados pela TCL Channel para escolher os conteúdos e parceiros estratégicos?
Para a escolha dos conteúdos e parceiros estratégicos, o TCL Channel vem buscando realizar uma curadoria mais ampla. Com o apoio de dados que recebemos da equipe de vendas da TCL, conseguimos entender melhor o perfil dos usuários. Nos preocupamos muito em oferecer dentro do app conteúdos que sejam atraentes para diferentes classes sociais, idade e estilo de vida. Ainda com o apoio de outras áreas da TCL, uma marca que tem se dedicado à tecnologia de displays há mais de 40 anos, uma vantagem inovadora que irá facilitar o acesso do usuário à conteúdo de qualidade e também favorecerá o crescimento do TCL Channel, é o novo algoritmo de conteúdo recomendado que está sendo desenvolvido pela marca.
Assim, no futuro próximo, queremos garantir a oferta de conteúdo personalizado para cada espectador, o que, por sua vez, também melhorará significativamente a precisão do nosso direcionamento de publicidade.
Existem planos para futuras parcerias ou inclusões de novos conteúdos na plataforma? Se sim, pode compartilhar algumas dessas novidades?
Estamos trabalhando na finalização de contrato com vários parceiros e tem muita novidade chegando na plataforma em julho. Filmes, Programas Infantis, Conteúdos para nichos específicos. Estamos bem acelerados na entrada de novos parceiros Infelizmente, devido a acordos de confidencialidade não podemos divulgar mais detalhes neste momento. No entanto, ficaremos felizes em dividir as novidades das parcerias com você assim que a data final de lançamento for definida.
“Não enxergamos os outros serviços de streaming gratuito suportados por anúncios (FAST) como um cenário de concorrência. Estamos nessa fase de construir juntos essa cultura de consumo das ofertas de conteúdos FAST”
De que maneira o TCL Channel pretende se destacar em um mercado de streaming cada vez mais competitivo?
Para garantir destaque no mercado de streaming, pretendemos continuar investindo em conteúdos exclusivos para a plataforma com canais próprios, estarmos sempre atualizados com os novos conteúdos de parceiros, ao mesmo tempo que proporcionamos essa experiência mais personalizada para os usuários sempre de forma gratuita.
E também nos preocupamos muito em ser uma plataforma atraente para os próprios parceiros buscando oferecer soluções de publicidade direcionada para alcançar uma ampla audiência nas redes de TV conectadas, além de oportunidades estratégicas que atendam aos exigente e dinâmico mercados das CTV (TV Conectada). Nossa tecnologia interna de SSAI (inserção de anúncios do lado do servidor) é um exemplo disso. Com ela é possível economizar custos e garantir eficiência para os parceiros de conteúdo, além de recursos internos de criação de canais FAST, oferecendo soluções aos parceiros para a programação e operação dos canais, sem custos extras.
Ou seja, nosso plano para nos destacarmos entre os usuários e parceiros é oferecer uma plataforma eficiente, de alta qualidade e com recursos exclusivos e inovadores da TCL.
Como a TCL Channel se posiciona em relação a concorrentes como Pluto TV, Samsung TV Plus e outros serviços de streaming gratuito suportados por anúncios (FAST)? Há complementaridade, ou são concorrentes?
Não enxergamos os outros serviços de streaming gratuito suportados por anúncios (FAST) como um cenário de concorrência, mas entendemos que estamos num movimento de colaboração entre as marcas. Isso porque cada marca possui sua própria plataforma e vem desenvolvendo seus respectivos conteúdos, que podem ser integrados, no futuro, ao TCL Channel e vice-versa. Estamos nessa fase de construir juntos essa cultura de consumo das ofertas de conteúdos FAST.
Quais são os conteúdos mais populares entre os usuários do TCL Channel, atualmente?
Atualmente, o TCL Channel oferece uma vasta biblioteca com cerca de 200 canais gratuitos e mais de 40.000 horas de filmes e programas, abrangendo diversos gêneros para todos os gostos. Com a chegada dos canais brasileiros e mais opções de conteúdos em língua portuguesa, foi possível observar um aumento significativo no consumo desses comparados à oferta de canais internacionais. Canais de conteúdo único costumam se destacar bem na plataforma, recentemente integramos o canal do Masterchef e já é um dos mais populares entre os usuários da plataforma.
Como você enxerga o futuro do mercado de streaming no Brasil?
Acreditamos num futuro bastante promissor à medida que o cenário global de FAST Channels continua a evoluir. Até 2028, a previsão é que a receita de FAST chegue a US$ 438 milhões no país, segundo dados da Digital TV. Hoje em dia os usuários já se habituaram a ter controle do conteúdo consumido, eles sabem que se querem assistir a uma programação de canal linear eles têm essa opção na TV e na hora que quiserem um conteúdo On Demand, isso também está na palma da mão. Esse hábito já é um caminho sem volta. O que vemos é que ainda tem usuários e plataformas realizando seus ajustes de rotas, o que é natural em um mercado tão jovem quanto é o streaming. Por isso, seguimos comprometidos em oferecer uma experiência de visualização envolvente para os nossos usuários, ao mesmo tempo que trazemos soluções inovadoras para os anunciantes e vantagens tecnológicas para os provedores de conteúdos, assim, reforçando nosso grande compromisso em investimentos no mercado nacional.
Foto: Divulgação/TCL