Olá, internautas
Na última sexta-feira (17/12), a TV Globo exibiu o último capítulo da reprise de “Verdades Secretas”. Nesta reapresentação, a novela de Walcyr Carrasco não explodiu nos índices de audiência. Até perdeu, em alguns dias, a liderança para “A Fazenda 13”, reality que não entrou para a galeria das melhores edições.
Basicamente, a emissora quis impulsionar o Globoplay com “Verdades Secretas 2”. De acordo com o ranking divulgado recentemente, a plataforma do Grupo Globo encontra-se atrás da Netflix, Amazon Prime e Disney +. Novos tempos.
Aproveitamos a oportunidade para republicar o balanço final de “Verdades Secretas” divulgado originalmente no nosso antigo espaço do UOL Blogs em 26 de setembro de 2015.
_________
“Verdades Secretas” entra para história da teledramaturgia brasileira
Olá, internautas
Nesta sexta-feira (25/09), chegou ao fim “Verdades Secretas”, mais um sucesso da dupla Walcyr Carrasco e Mauro Mendonça Filho que havia alcançado sucesso com “Amor à Vida”. Depois de alguns anos, a TV Globo conseguiu justificar a criação da faixa da “novela das onze”.
Walcyr criou uma trama densa para um horário que poderia ousar um pouco mais em comparação a uma novela das seis, por exemplo. Fato que não ocorreu nos remakes que foram contemplados nesta faixa das 23 horas. Cenas ousadas dos atores Rodrigo Lombardi, Reynaldo Gianecchini, Rainer Cadete e Raphael Sander foram levadas ao ar. Gianecchini, principalmente, protagonizou situações eróticas dignas de Cine Privé. Corajoso.
Mesmo com uma história “pesada”, autor e diretor souberam construir os diálogos, acertaram o tom e envolveram o telespectador (até o mais tradicional). Um exemplo que pode simbolizar esse cuidado aconteceu com Bruno (João Vitor Silva). O rapaz ficou apaixonado por Stephanie. Perdeu a virgindade com a moça. O rapaz romântico se viu destruído ao descobrir que a modelo, na verdade, era uma garota de programa paga pelo pai para “ele não ser gay”. Deprimido, o jovem viciou-se em cocaína. Ao mesmo tempo, teve relações homossexuais (tão temidas pelo pai) com o traficante Sam (Felipe de Carolis). No jargão popular, “viado e drogado”. Walcyr e Mendonça Filho tiveram extrema delicadeza ao retratar a história paralela. O jovem ator superou o desafio ao viver o drama do estudante.
O último capítulo foi esplêndido. O telespectador, que estava traumatizado com o encerramento de “Babilônia”, teve a oportunidade de acompanhar desfechos épicos. Suicídio de Carolina. Assassinato à queima-roupa de Alex. Cinismo de Arlete Angel com ar triunfante e dissimulado na Igreja e helicóptero. Walcyr Carrasco é atualmente o melhor autor da TV brasileira. Emenda há muito tempo um sucesso ao outro, desde os tempos de Xica da Silva e Fascinação, na Manchete e SBT, respectivamente. Mauro Mendonça Filho também ajudou a transformar “Verdades Secretas” em um grande sucesso.
A seguir, seguem os pontos positivos e negativos da novela que entrou para a história da teledramaturgia nacional:
Camila Queiroz: sempre ressaltamos neste espaço a necessidade de buscar novos atores e atrizes. Sair da panelinha de sempre. Dos mesmos esquemas de escalação. Camila Queiroz teve a oportunidade de conquistar o papel principal da novela e mostrar o seu potencial. Ótimo trabalho desenvolvido pela atriz. O olhar triunfante e dissimulado da jovem nas últimas cenas do último capítulo mostra o envolvimento de Camila com a personagem. Revelação do ano.
Rodrigo Lombardi: mais um ótimo trabalho do ator ao interpretar o “filho da p#ta” Alex. O ator, que sobressaiu ao viver Raj, em “Caminho das Índias”, reviveu um grande momento em sua carreira ao dar vida ao cafajeste da história. Ao mesmo tempo, Lombardi passou a virilidade do canalha, elemento fundamental do personagem.
Drica Moraes: a atriz voltou a se envolver em uma produção de Walcyr Carrasco e, mais uma vez, destacou-se ao viver a dona de casa Carolina que se viu tragada na conflituosa relação de Alex e da filha Arlete. A escalação de última hora da atriz ajudou a turbinar a novela. Um grande acerto.
Grazi Massafera: a atriz já tinha alcançado bons trabalhos na TV Globo, como em “Flor do Caribe” e até mesmo na estreia de “Páginas da Vida”. Porém, roubou a cena ao interpretar Larissa, uma das modelos ficha rosa de Fanny que foi ao fundo do poço na Cracolândia. Grazi se envolveu com o drama da personagem e ganhou o reconhecimento do telespectador e da crítica. “Verdades Secretas” marca uma virada na carreira da paranaense.
Gabriel Leone: outro jovem ator que ganhou espaço em “Verdades Secretas”. Envolveu o público ao viver Gui, sobrinho de Alex.
Rainer Cadete: o ator já tinha sido um dos destaques de “Amor à Vida” ao interpretar o Dr. Rafael. Encarou pela frente uma personagem totalmente diferente. Deu vida ao “espevitado” Visky. Conseguiu imprimir uma identidade própria ao booker da agência. E o desfecho com Lourdeca (Dida Camero) foi interessante.
Marieta Severo: Marieta é uma das principais atrizes da TV Globo e, mais uma vez, chamou a atenção ao viver Fanny, dona da agência que promovia as modelos ficha rosa. Interpretou com realidade a personagem.
Retrato dos evangélicos: mais uma vez, Walcyr Carrasco fugiu do estereótipo dos evangélicos em “Verdades Secretas”. O mesmo já tinha ocorrido em “Amor à Vida”. E o respeito ocorreu com o missionário Emanoel, vivido pelo ator Álamo Facó, que ajudou a salvar Larissa do mundo das drogas. A emissora precisa construir uma “ponte” com os evangélicos, faixa significativa da atual sociedade brasileira.
PONTO NEGATIVO
Ar estudantil: desde o primeiro capítulo, sempre foi ressaltado, na novela, que Angel e amigos seriam “menor de idade” e que frequentavam o Ensino Médio em uma escola de elite de São Paulo. Porém, o estilo “colegial” e “de menor” não impregnaram a produção. Os estudantes mais pareciam universitários.
Fabio Maksymczuk