O lamentável conflito entre Israel e Hamas agita a TV brasileira. As emissoras se mobilizam para cobrir o cenário de guerra que convulsiona o Oriente Médio. As perspectivas ruins entram no cenário de todos os países, após a recente saída da pandemia da Covid-19.
Neste domingo (15/10), o programa “GloboNews Internacional” ganhou uma edição especial com cerca de três horas. A atração jornalística conduzida por Marcelo Lins e Guga Chacra recebeu diversos especialistas com diferentes visões sobre os conflitos entre judeus e muçulmanos. O jornalístico contextualizou o ataque terrorista em território israelense dentro de uma perspectiva histórica. Lins e Chacra passaram a sua vasta experiência nos debates. Com imparcialidade. Missão cumprida.
A Record TV também entrou na cobertura. Neste domingo, dentro do “Domingo Espetacular”, Reinaldo Gottino conduziu o plantão especial “Guerra em Israel”. Interagiu com os jornalistas André Azeredo e Roberto Cabrini que estão in loco em Israel. Durante a semana, o “Cidade Alerta” cedeu amplo espaço para a guerra. O “Câmera Record” deixou de lado as fracas edições sobre as “Autópsias dos Famosos” para trazer as reportagens de Cabrini em terras hebreias. Um acerto.
Na Band, a pauta prevista do “Canal Livre” sobre o documentário Elis e Tom, Só Tinha de Ser Com Você já foi derrubada duas vezes para debater o conflito entre israelenses e palestinos. José Luiz Datena e Joel Datena também cobrem o conflito com amplo destaque no “Brasil Urgente”.
A humanidade enfrenta mais uma adversidade. Uma guerra em proporções mundiais já aparece, infelizmente, no radar. Os programas jornalísticos da TV brasileira cumprem a missão em abordar o complexo conflito.
Fabio Maksymczuk