Nesta quarta-feira (08/11), Craque Neto recebeu, no programa “Os Donos da Bola”, o velejador brasileiro profissional de Windsurf, Mateus Isaac, que conquistou sua vaga nos Jogos Olímpicos de Paris, após o êxito nos Jogos Pan-Americanos de Santiago.
O apresentador da Band destacou que Isaac passou pela redação da emissora e ninguém reconheceu o medalhista de ouro da competição realizada no Chile. Diante de tal fato, Neto fez questão de entrevistá-lo no estúdio. Mesmo com a conquista, o esportista enfrenta dificuldades para obter patrocínio.
Infelizmente, neste ano, a TV brasileira desprezou os Jogos Pan-Americanos. O Time Brasil conquistou a segunda colocação no quadro de medalhas com ótimo desempenho. Afastou-se ainda mais do Canadá.
Nenhuma emissora da TV aberta adquiriu os direitos de transmissão. Em 1995, por exemplo, a Rede CNT cobriu os Jogos realizados em Mar del Plata na Argentina. O mesmo fenômeno aconteceu até mesmo na TV paga. O sportv que detém três canais menosprezou o evento. Em 1999, o canal cobriu a competição realizada em Winnipeg, no Canadá. Tradição quebrada. Enquanto isso, reprises ocupam as faixas horárias do sportv2 e do sportv3.
Os esportistas brasileiros precisam de visibilidade. A televisão ainda possui uma enorme penetração pelo Brasil adentro. A cobertura, basicamente, ficou restrita a plataformas e internet. Muito pouco.
O esporte brasileiro perdeu espaço. Lamentável.
Fabio Maksymczuk