Olá, internautas
A programação infantojuvenil sempre foi uma das marcas nas manhãs do SBT. Bozo, Mara Maravilha, Sergio Mallandro, Mariane Dombrova, Simony, Eliana, Vovó Mafalda, Maisa, Jackeline Petkovic, Yudi Tamashiro, Priscilla Alcantara, entre outros, habitam a memória afetiva do telespectador.
Em uma remexida drástica, o SBT extinguiu “Bom Dia & Cia” de sua programação, após 28 anos de exibição diária. Em seu lugar, a emissora resolveu esticar “Primeiro Impacto” até meio-dia.
Posteriormente, entra o “tapa-buraco” Notícias Impressionantes que não impressiona o telespectador em sua versão diária. Raramente, ultrapassa a barreira dos 2 pontos de média. Dudu Camargo, Darlisson Dutra e Marcão do Povo comandam o bloco jornalístico que contempla a incrível marca de seis horas de duração. Fica na casa dos 3 pontos de média. Índices semelhantes aos conquistados pelo “Bom Dia & Cia”.
Nos últimos anos, o programa infantojuvenil careceu de investimentos. Tal constatação é simbolizada por Silvia Abravanel que apresentava a tradicional atração. A “filha do dono” jamais brilhou à frente das câmeras, desde os tempos do “Programa Cor-de-Rosa”.
A legislação que cerceou a publicidade em infantis gerou um sério entrave para as emissoras abertas. Como consequência, o filão foi abandonado. Basicamente, agora as crianças buscam opções nas manhãs da TV Cultura e TV Brasil.
“Bom Dia & Cia” atravessou diferentes gerações. A sua extinção é mais um sinal da transformação que a TV brasileira enfrenta diante das novas configurações midiáticas. O SBT precisará investir. Reprisar reportagens em looping e exibir “vídeos incríveis” capturados da internet não saciam o telespectador.
Fabio Maksymczuk
Ps: nesta semana, meu computador estava na assistência técnica. Por isso, o espaço foi atualizado com menos frequência.