Mais

    Fim da parabólica tradicional: tira-dúvidas sobre a mudança

    Até dezembro, o sinal analógico da parabólica vai ser desligado em todo o Brasil. Com isto, falta pouco para fazer a substituição das antenas e não perder o sinal das emissoras abertas, como Globo e SBT – que desligarão as suas transmissões a partir de 18 de agosto. O Além da Tela criou um rápido tira-dúvidas sobre a mudança para a nova parabólica, esclarecendo também questões sobre o kit gratuito fornecido para famílias de menor renda.

    Por que a mudança?

    Publicidade

    Devido à chegada do 5G ao Brasil. Para não sofrer com a interferência do sinal da internet, já que as duas tecnologias operam na mesma frequência (Banda C), os equipamentos analógicos devem ser substituídos pela nova parabólica digital, que atua em outra faixa, a Banda Ku.

    Quais são as vantagens da nova parabólica digital?

    A nova parabólica digital traz várias vantagens em relação ao equipamento tradicional: um produto mais moderno, com recursos semelhantes aos da TV por assinatura, como a possibilidade de conferir a programação diária do canal pelo controle remoto. Também há uma melhoria considerável na qualidade do som e da imagem e maior oferta de canais, com mais de 80 disponíveis.

    Publicidade

    Já recebo os canais por antena (espinha de peixe). O que muda?

    Quem já assiste TV pelo sinal digital terrestre (antena espinha de peixe), pela parabólica digital, por streaming (internet) ou se é cliente de TV paga, não precisa fazer nada, pois não sofrerá qualquer impacto pela mudança.

    A instalação do kit é realizada pelo governo?

    Não, a instalação é feita pela Siga Antenado, uma entidade não governamental criada por determinação da Anatel​.

    Quem tem direito ao kit gratuito?

    Famílias de menor renda inscritas em Programas Sociais do Governo Federal – como Auxílio Brasil, Pronatec, Carteira do Idoso, entre outros – e que já tenham a antena parabólica tradicional em pleno funcionamento no momento da visita dos técnicos, têm direito à substituição gratuita do equipamento. Para saber se você é elegível, ligue para 0800 729 2404 ou visite o site da Siga Antenado​.

    O que vem no kit gratuito?

    O kit inclui uma parabólica digital, um receptor, um controle remoto com pilhas e cabos necessários para conexão ao televisor.

    Como funciona a instalação?

    A instalação é gratuita e deve ser agendada pelo 0800 729 2404 ou no site da Siga Antenado. Os técnicos vão até a residência do beneficiário para realizar a instalação.

    E se eu tiver mais de uma TV?

    O kit gratuito fornece um receptor para um televisor. Para conectar outras TVs, é necessário adquirir receptores adicionais e, possivelmente, um amplificador de sinal.

    Posso ser cobrado pela instalação?

    Não. A instalação do kit gratuito é totalmente sem custos. Se houver qualquer cobrança, denuncie pelo 0800 729 2404.

    Já tenho um conversor integrado à minha TV. Tenho direito ao kit completo?

    Sim, todos os beneficiários elegíveis têm direito à nova parabólica digital e ao receptor, independentemente de já possuírem um conversor.

    Qual será o tamanho da nova antena?

    O tamanho varia de acordo com a localização da residência. Quem vive em áreas com chuvas densas durante todo o ano, como algumas regiões da Amazônia, precisa de antenas maiores, com 90 cm de diâmetro, mas as de 60 cm atendem à maior parte do país.

    Publicidade
    Curte o nosso conteúdo? Siga-nos também no:
    Telegram    Facebook     X    BlueSKY    Threads    Linkedin       Whatsapp   

    As mais recentes

    Publicidade

    Leia também

    Publicidade
    Assinar
    Notificação de
    0 Comentários
    Inline Feedbacks
    Ver todos os comentários