O YouTube bloqueou músicas de diversos artistas como Adele, Bob Dylan, Green Day, R.E.M., Beyoncé, Nicki Minaj, Burna Boy e Rush nos Estados Unidos devido a uma disputa legal com a organização de direitos autorais SESAC. Ao tentar reproduzir algumas dessas músicas, os usuários visualizam uma tela preta, com a mensagem: “Este vídeo contém conteúdo da SESAC. Não está disponível em seu país”. A informação é da Variety.
O YouTube afirmou que não conseguiu chegar a um novo acordo de licenciamento com a SESAC, apesar de “negociações de boa fé”. Como resultado, o conteúdo representado pela SESAC não está disponível na plataforma nos EUA. A empresa ainda declarou estar em “conversas constantes” para resolver a questão.
A SESAC, é uma organização de direitos autorais que representa cerca de 30.000 membros e 1,5 milhão de composições. Apesar de pequena, ela representa um número significativo de músicas no mercado. O bloqueio também afeta músicas de outros artistas, como Beyoncé e Nicki Minaj, por incluírem compositores afiliados à SESAC.
Este tipo de disputa não é novidade. Em 2008, situação semelhante entre o YouTube e a Warner Music Group levou a um bloqueio de vários vídeos por nove meses. As disputas geralmente são resolvidas em alguns dias ou semanas, mas o desfecho deste caso ainda é incerto.
O YouTube afirmou que está trabalhando para chegar a um acordo com a SESAC e que atualizará os usuários nos EUA conforme a situação evolui.