Cada vez mais, o streaming mostra a sua força em relação à TV tradicional. O estudo mais recente da Nielsen, líder global em medições de audiência, mostra que no mercado dos EUA, a TV por assinatura continua em queda livre em comparação a serviços como Netflix, Prime Video, YouTube ou Disney+ (confira abaixo).
De acordo com o relatório, referente ao mês de maio de 2023, os americanos passaram cerca de 36.4% do seu tempo na TV assistindo a serviços de streaming – contra 31.1% sintonizados canais de TV por assinatura, e apenas 22.8% assistindo a programas da TV aberta.
A Nielsen também divulgou quanto tempo os americanos passaram assistindo aos principais serviços de streaming. Confira a lista dos 10 mais assistidos:
YouTube: 8,5%
Netflix: 7,9%
Hulu: 3,7%
Prime Video: 3,1%
Disney+: 1,8%
Tubi: 1,3%
HBO Max/Max: 1,2%
Peacock: 1,1%
Roku: 1,1%
Pluto TV: 0,9%
“Netflix e Amazon Prime Video ganharam força em maio, registrando ganhos de 9,2% (+1,0 pts.) e 5,1% (+0,3 pts.), respectivamente. Aproximadamente metade do aumento da Netflix se deveu ao aprimoramento técnico, juntamente com o fato de que os três principais títulos de streaming deste mês foram originais da Netflix, incluindo “Queen Charlotte: A Bridgerton Story” (5,4 bilhões de minutos de exibição), “A Man Called Otto” (3,1 bilhões ) e “The Mother” (3,0 bilhões)”, diz a Nielsen.
Ainda segundo a pesquisa, o Prime Video teve como pontos fortes as suas séries originais, “The Marvelous Mrs. Maisel” e “Citadel”, que somaram 2,7 bilhões de minutos de visualização. O YouTube manteve sua posição como a principal plataforma de streaming pelo quarto mês consecutivo.
“A transmissão de TV aberta e por assinatura caíram 5,5% e 5,4%, respectivamente, em maio em relação a abril (…) Por outro lado, a audiência de esportes na TV por assinatura aumentou 12% em maio. O aumento foi impulsionado pela ampla cobertura das finais da NBA na ESPN e TNT”.