O início de 2025 teve um sabor amargo para os assinantes da operadora Movistar, na Espanha. A empresa do grupo Telefónica – que no Brasil comanda a operadora Vivo – eliminou no dia 1º de janeiro 14 canais da programadora AMC Networks. Ao contrário do Brasil, o grupo AMC possui diversos canais relevantes no país europeu, e a brusca mudança teve impacto imediato para os assinantes. Segundo informações de mercado, a Telefónica optou de forma unilateral por não renovar o contrato de distribuição dos canais.
Canais que deixaram a Movistar
Entre os canais AMC retirados da Movistar Plus, empresa do grupo Telefónica, estão:
- Pacote básico: Canal Cocina, Canal Historia, Canal Hollywood, Decasa, En Familia.
- Pacote premium: AMC, AMC Break, AMC Crime, Buen Viaje, Dark, Somos, Sundance, Odisea, XTRM.
Os canais da AMC seguem disponíveis em outras plataformas da Espanha, como Vodafone TV, Orange TV, Agile TV, DIGI TV, Tivify Premium e no Amazon Prime Video, via assinatura do pacote “AMC Selekt”.
Novos canais substitutos
Para compensar a saída dos 14 canais, a Movistar não pretende oferecer descontos na mensalidade – e incluirá no pacote básico, apenas 5 canais da rede britânica BBC: BBC History, BBC Food, BBC Drama, BBC Top Gear e BBC Home. Além disso, a operadora deverá lançar nos próximos dias dois canais próprios: “Hits”, com filmes, e “Terror”, com diversas produções do gênero.
Reações
A Movistar explicou que a saída dos canais AMC é resultado do término do contrato, sem renovação. Um porta-voz da empresa declarou à imprensa espanhola que “não há desconto nas mensalidades, pois a retirada não representa uma perda, mas uma reestruturação com novos canais e conteúdos”.
Apesar disso, a saída dos canais AMC já começou a gerar uma onda de insatisfação entre assinantes da Movistar, especialmente devido à falta de alternativas gratuitas para os canais básicos retirados.