Olá, internautas
O primeiro turno das Eleições 2024 chegou ao fim. As urnas apuradas neste domingo (06/10) consolidaram o ambiente democrático em nosso País. A direita e o “Centrão” ganharam mais fôlego no “mercado eleitoral”. O período histórico denominado “Nova República” emite mais sinais de encerramento de fase. Um novo capítulo da nossa História está sendo escrito.
A GloboNews cobriu intensamente a votação com a “Central das Eleições”. Desde o sábado (05/10), o “canal que nunca desliga” noticiou, em uma verdadeira maratona, os fatos que agitaram o pleito, especialmente em São Paulo com a tumultuada corrida eleitoral.
As mulheres dominaram toda a cobertura. Lideradas por Natuza Nery, a GloboNews trouxe a forte presença feminina com Flavia Oliveira, Monica Waldvogel, Ana Flor, Andreia Sadi, Miriam Leitão, Daniela Lima, Julia Duailibi e Eliane Cantanhêde.
No sábado, com a repentina subida de Cristina Graeml na pesquisa para a Prefeitura de Curitiba, Natuza demonstrou desconhecimento sobre a candidata do PMB. Tentou classificá-la como “moderada” com uma entrevista da paranaense sobre a esquerda. Na realidade, ela é apoiada por Pablo Marçal.
Daniela Lima sobressaiu na cobertura com declarações pertinentes. Sem exageros. Flavia Oliveira também se destacou. Por outro lado, Nilson Klava derrapou no painel da apuração no domingo. Com a chegada instantânea do percentual de votos dos diferentes candidatos em todo o País, a agilidade era fundamental. “Nilsinho”, em diversos momentos, repetia informações já dadas com prolixidade na apresentação dos dados. O jornalista, até mesmo, chegou a não atender alguns pedidos das colegas.
No encerramento do Central das Eleições, Natuza fez um belo gesto. Relembrou a inesquecível jornalista Cristiana Lôbo que morreu em 2021. Uma eterna referência no jornalismo político.
O canal cumpriu a sua missão.
Fabio Maksymczuk