Olá, internautas
Na última sexta-feira (11/04), a Record exibiu o último episódio de “Neemias”. A minissérie, escrita por Raphaela Castro com direção de Felipe Cunha, destacou o então copeiro do rei Artaxerxes I (Enzo Ciolini) da Pérsia que ficou responsável pela reconstrução dos muros de Jerusalém em 52 dias.
A produção conseguiu focar nas características do líder que aparece no Antigo Testamento: sabedoria política, estratégica e espiritual. Neemias conseguiu mobilizar e unir o povo de Jerusalém em prol da obra. A repulsa por estrangeiros (em especial, mulheres estrangeiras) traz reflexões sobre o atual momento do conflito entre Israel e Palestina.
Mario Bregieira protagonizou com destaque a minissérie de cinco capítulos. Seguro na tela, o ator liderou a obra que trazia um paralelo com a boa série “A Rainha da Pérsia” exibida pela Record no ano passado. Até mesmo, o desfecho de “Neemias” ganhou um tom de emoção com a aparição de Ester (Nathalia Florentino), Xerxes (Carlo Porto) e seus filhos.
Além de Bregieira, o jovem ator Rafael Coimbra também chamou a atenção no elenco ao viver Perez, personagem que contemplava uma história paralela sobre o rapto de seus irmãos para pagamento de uma dívida do seu pai.
O andamento da minissérie trouxe mais aspectos da linguagem cinematográfica. Um ritmo mais cadenciado. Em cinco capítulos, tal aspecto não comprometeu a produção televisiva, o que não acontece com a série “Reis” que se arrasta no ar por mais de três anos.
“Neemias” termina com a missão cumprida.
Fabio Maksymczuk