As históricas Eleições 2022 chegaram ao fim no último domingo (31/10). Luiz Inácio Lula da Silva venceu, acirradamente, a disputa presidencial com 50,9% dos votos ante 49,1% de Jair Bolsonaro. O clima de apreensão dominou a cobertura da apuração.
A TV Globo cobriu, intensamente, o confronto entre os candidatos do PT e do PL, além da corrida pelos governos estaduais. Renata Lo Prete e William Bonner comandaram a ‘Marcha da Apuração’ dentro do “Fantástico” que iniciou às 17 horas. Terminou além das 23 horas.
Os dois jornalistas formaram uma ótima dupla. Afinados. Em sintonia. Bonner sempre ressaltou a competência da apresentadora do “Jornal da Globo”. Valorizou a memória de Renata que passava informações históricas que desaguaram no atual pleito.
Um dos momentos mais inusitados ocorreu com a saída de Bonner do estúdio. O apresentador do Jornal Nacional foi beber água. O barulho da lata ecoou pela TV e muitos brincaram com a situação. Muitos zombaram, dando a entender que tinha ido beber uma “cervejinha” com a derrota de Bolsonaro.
Durante a “marcha da Apuração”, o jornalista mandava indiretas (ou diretas) ao atual mandatário da Nação. Bolsonaro criticou Bonner até no último debate do segundo turno. Em feito inédito, o mediador teve direito de resposta ao retrucar um comentário do candidato do PL.
Renata e Bonner lideraram uma excelente cobertura jornalística com a terceira vitória de Lula nas urnas para presidente do Brasil. O jornalismo profissional cumpriu a sua missão.
Fabio Maksymczuk