Olá, internautas
Na última segunda-feira (24/03), tive a oportunidade de acompanhar a coletiva de imprensa do novo programa “Galvão e Amigos” na sede da TV Bandeirantes em São Paulo. “Voltando para casa”. Esse foi o mote do discurso do veterano narrador esportivo durante o bate-papo com os jornalistas.
Galvão Bueno ressaltou que, chamado por Fernando Solera (“meu amigo de coração”), entrou na emissora do Morumbi em 1977. Saiu no final de 1981. Por lá, cobriu a Fórmula 1 e a primeira vitória de Nelson Piquet na categoria em 1980. Galvão reiterou que ele e Solera trouxeram Elia Junior para o canal. Também fez questão de frisar que sua trajetória profissional no jornalismo esportivo começou na TV Gazeta em 1974.
Durante esse período, o novo contratado comentou que a faixa esportiva dominical na Bandeirantes chamava “Super Domingo Esportivo”. Quando Luciano do Valle adentrou a emissora, modernizou o título e trocou para “Show do Esporte”.
Galvão fez questão de reverenciar o legado de Luciano na TV brasileira. “Meu querido bolacha”, relembrou o apelido dado ao profissional falecido em 2014. “”Era um gênio da transmissão. Nos deixou muito cedo… O trabalho que ele fez aqui foi espetacular. Lutamos por cada ponto de audiência sem perder o carinho e amizade”, observou. Galvão homenageará o campineiro no programa de estreia.
Galvão contou que, além de seu novo programa semanal que estreará na próxima segunda-feira (31/03), às 22h30, fará participações no “Jornal da Band” e aparecerá, de vez em quando, nas transmissões da Fórmula 1. Também não descartou a possibilidade de narrar alguma partida especial de futebol. “Me faz falta gritar um golzinho””, bradou.
Já o diretor de esportes do Grupo Bandeirantes, Denis Gavazzi, afirmou que o “conteúdo que estava preso na TV a cabo agora estará na TV aberta”. Segundo Mauro Naves, “Galvão e Amigos”, nesse primeiro momento, seguirá os mesmos moldes do “Bem Amigos” que era exibido no sportv há 20 anos. Galvão destacou que a TV Globo proibiu de usar o título “Bem Amigos” em sua nova atração bandista. Apesar disso, pretender proferir, em suas falas, “Bem amigos da Band”.
Walter Casagrande é outro nome que estará no “Galvão e Amigos”. O ex-jogador realçou que não concorda sempre com o apresentador e isso faz parte da democracia. Porém, fez questão de sobrepujar que sua relação com Galvão vai além de futebol e televisão. Disse que ele foi fundamental em sua retaguarda para enfrentar a dependência química.
A “tropa do Galvão” estará quase toda presente na nova aposta da Band. Paulo Roberto Falcão, Tino Marcos e Reginaldo Leme serão outros amigos que comporão o elenco. “Só vai faltar o Arnaldo”, observou. “Sempre fui polêmico e continuarei sendo”, avisou Galvão.
Agradeço o convite da assessoria de imprensa da Band. Sempre é um prazer desbravar os bastidores da TV brasileira.
Fabio Maksymczuk