Olá, internautas
No último domingo (23/06), o SBT exibiu a última edição do programa “Eliana”. O dominical, há anos, vivia em estagnação. De acordo com informações do crítico de TV, José Armando Vannucci, durante o programa “Mulheres”, da TV Gazeta, esse foi um dos principais motivos para a saída da apresentadora da emissora de Silvio Santos. Falta de investimento e até mesmo corte de verbas realocadas para as novas contratações.
Eliana tinha o objetivo principal de superar Rodrigo Faro na disputa pela vice-liderança isolada. E conseguia cumprir a missão com um programa morno. A apresentadora se beneficiou do desmonte da programação dominical da Record, desde a saída de Geraldo Luis, e da boa fase do “Domingo Legal” com Celso Portiolli. Surfava no efeito cascata.
Eliana se comunicava, prioritariamente, com o público feminino que fugia das transmissões do futebol pela TV Globo. É uma “bolha” fiel que a acompanhava nos últimos anos.
Para marcar a sua despedida, Patricia Abravanel comandou uma bonita homenagem à loira no “Programa Silvio Santos”. O balé com as coreografias das canções dos anos 90 de Eliana evidenciou o cuidado da produção com o momento que não caiu na pieguice.
Depois da fala de Eliana sobre “consideração e respeito” (dinheiro não é tudo), Patrícia Abravanel, em nome da Família Abravanel, do Grupo Silvio Santos e do SBT, pediu perdão à Eliana. Mesmo com o pedido da filha número 4 de Silvio Santos para que o momento não fosse levado ao ar, a direção optou por exibi-lo, diante do vazamento de tal informação sobre a gravação. Acertaram. Há nada para esconder.
Patricia cumpriu a missão de comandar a homenagem. Muito à vontade no palco e sem afetações. Eliana, a todo momento, fez questão de enaltecer e valorizar a figura de Silvio Santos. É mais uma edição especial do “Programa Silvio Santos” que soube tocar, com brilhantismo, a memória afetiva do telespectador.
Agora, é acompanhar como o público recepcionará o esticamento do “Domingo Legal” e “Programa Silvio Santos” recheados pelo “Roda a Roda” com Rebeca Abravanel. Diante da estagnação de Eliana, é provável que a nova estratégia de programação mantenha a vantagem sobre a Record na disputa pela vice-liderança.
Fabio Maksymczuk