A TV Globo já iniciou com novidades em sua programação de 2023. Antes da chegada do “Big Brother Brasil 23”, a emissora escalou duas interessantes atrações na faixa que sucede “Travessia”.
O primeiro bloco ficou com “Histórias Quase Verdadeiras”, derivada do filme ‘O Auto da Boa Mentira’, baseada nos causos de Ariano Suassuna. A série ficou dividida em quatro episódios. Dois contos sobressaíram.
‘Vidente’ relatou a trajetória de Fabiano (Renato Góes) que ficou intrigado quando ouviu um mistério circense envolvendo sua mãe (Cássia Kis), seu “pai”, morto há anos, e o palhaço Romeu (Jackson Antunes). ‘Verdades no Ar’ trouxe a história das três amigas: Jô (Giulia Gam), Maria Elizabeth (Cristina Mutarelli) e Ana Cristina (Zezé Polessa), que viajam juntas para Bariloche. Os dois episódios funcionaram. Histórias bem desenvolvidas em cerca de 30 minutos.
O segundo bloco ficou com a minissérie documental “8 Presidentes 1 Juramento – A História de um Tempo Presente” que resgata a história política do Brasil desde o processo de redemocratização do país. Os editores responsáveis pela composição do material fizeram um ótimo trabalho ao condensar 40 anos em cerca de 3 horas.
A atração conseguiu passar as principais características de cada governo. De Sarney a Bolsonaro. A minissérie derivou de um filme lançado em 2021. Agora, na TV Globo, ocorreu uma atualização até a vitória de Lula e as manifestações antidemocráticas após o resultado das urnas.
Com o novo rearranjo, Renata Lo Prete entrou no ar na faixa das 23h30 com o “Jornal da Globo”. Uma possível compensação sobre o que ocorrerá com a entrada do “BBB23”.
Conteúdo inédito oferecido ao telespectador da TV aberta já saturado de reprises e enlatados oferecidos pelas “coirmãs”.
Fabio Maksymczuk