No início deste ano o grupo Disney anunciou grandes mudanças para suas marcas no Brasil e América Latina. Em fevereiro, os canais FOX foram renomeados para STAR. Para junho estava previsto o lançamento do serviço de streaming Star+.
Tudo corria bem até que em 1º de abril, a Starz Entertainment LLC, dona do serviço de streaming StarzPlay, entrou com um recurso no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) para impedir que a Disney use a marca Star no Brasil. Processo semelhante foi aberto no México e Argentina.
De acordo com a Starz, os serviços StarzPlay e Star+ estariam na mesma categoria serviço e com nomes muito semelhantes, podendo confundirem os possíveis assinantes. O lançamento do Star+, deste modo, pode se tornar prejudicial para o StarzPlay já que ambos serão concorrentes diretos.
Caso o INPI dê ganho de causa para a Starz Entertainment LLC, o grupo Disney ficaria proibido de usar a marca Star (e suas variantes como Star Life e Star+). E uma nova marca teria de ser lançada.
O fato foi descoberto pelo usuário André e divulgado nas redes sociais:
A Starz Entertainment LLC, dona da @STARZ (StarzPlay) entrou com pedido de oposição ao registro da marca STAR+ no Brasil, pela The Walt Disney Company, em 01 de abril. Tal pendência do registro da marca, pode estar atrapalhando a divulgação do novo serviço da empresa do Mickey. pic.twitter.com/zOl5Y0pJWT
— André (@PawneeBR) April 26, 2021