Olá, internautas
Neste mês, a TV Globo celebra 60 anos. A emissora platinada já entrou no clima da festa. “Bom Dia SP”, “SP1” e “SP2” resgatam a importância dos telejornais locais dentro da história do canal.
Os noticiários vasculharam os seus arquivos, desde a década de 70, para mostrar a cobertura jornalística que acompanhou o desenvolvimento, principalmente, dos bairros da capital paulista. A cada dia da semana, um deles ganha destaque.
Na última quinta-feira (10/04), no bloco dedicado ao Morumbi, “SP2” relembrou a visita de Ronald Reagan ao Palácio dos Bandeirantes em 1982. O então presidente norte-americano, do Partido Republicano, atacou as tarifas que impediam o incremento do comércio internacional. Quarenta anos depois, Donald Trump, do mesmo partido, retroage.
Além da história dos bairros, “Bom Dia SP”, “SP1” e “SP2” relembram os repórteres que acompanhavam o dia a dia da capital paulista e Grande São Paulo. Ernesto Paglia, Maria Cristina Poli, Monalisa Perrone, Fabio Pannunzio, Rodolpho Gamberini e Cesar Tralli são alguns profissionais que apareceram nas reportagens.
Com o resgate das matérias, os telejornais provocam reflexão sobre a permanência dos mesmos problemas de cinquenta anos atrás. Em Cidade Tiradentes, por exemplo, as dificuldades do transporte público continuam. As promessas do Expresso Tiradentes e do monotrilho ficaram só no papel.
“Bom Dia SP”, “SP1” e “SP2” se destacam nos índices de audiência dentro da programação da TV Globo na atual fase da emissora. Os telejornais ganham mais importância diante da atual era da desinformação que marca o atual ecossistema comunicacional.
Fabio Maksymczuk