Serviço de streaming que decretou falência em 2020, a Moviepass está de volta a partir de setembro. Conhecido no mercado americano como a “Netflix dos cinemas”, o serviço – que permitia, por meio de uma assinatura mensal, o acesso a salas de cinema para assistir aos filmes que quiser – agora retorna com um novo modelo de assinatura.
Lançada oficialmente em 2011, a Moviepass teve sob seu comando o ex-executivo da Netflix, Mitch Lowe. O serviço possibilitava aos usuários o acesso a salas de cinema nos EUA para assistir a um número limitado de filmes, a partir de US$ 15 por mês. O modelo, no entanto, fracassou, e o serviço saiu de cena em 2020, antes mesmo da pandemia de Covid-19 – que teve grande impacto neste setor.
Agora, sob nova administração, o serviço está de volta – inicialmente, apenas no mercado americano. A partir de 5 de setembro, será testado um novo modelo, considerado mais ‘flexível’: o usuário poderá comprar créditos para assistir a filmes, e estes créditos serão deduzidos para dar direito a assistir a outros títulos. Será possível ainda realizar ‘trocas’ com outros usuários e até mesmo acumular créditos para o mês seguinte, apenas assistindo a publicidade na plataforma. Os novos valores ainda não foram anunciados oficialmente.
No mercado americano, o novo modelo é recebido com receio, já que desde 2020 o mercado de streaming sofreu grandes mudanças, com mais concorrência e novas plataformas disponíveis. Resta saber se a nova Moviepass irá agora revolucionar o mercado, ou voltar a fracassar.