Olá, internautas
Na última segunda-feira (16/09), a Record estreou a décima sexta temporada de “A Fazenda”. O reality show iniciou com um elenco inchado sem grandes nomes. Desde a mudança para Itapecerica da Serra, a atração perdeu fôlego, como já analisado neste espaço. Nesta fase, as duas edições que sobressaíram tinham os chamados “carros-chefe”. Em “A Fazenda 12”, Jojo Todynho. Na Fazenda 15, do ano passado, Rachel Sheherazade surpreendeu em encarar o confinamento rural.
Os ex-BBBs sempre rendem nos realities da Record. O reality da TV Globo ecoa em “A Fazenda 16”. Larissa Tomasia, que ficou conhecida pelo emoji de limão no “BBB21”, é uma das participantes. Gizelly Bicalho, que teve uma repercussão maior no ótimo “BBB20”, entrou inicialmente no Paiol. Já deveria ter entrado diretamente na sede. No ano passado, Cezar Black também iniciou pelo Paiol e teve seu jogo prejudicado.
Camila Moura, ex-esposa de Lucas Calabreso Buda, é um dos nomes da décima sexta temporada. Raquel Brito, irmã do campeão do BBB24, Davi Brito, também ganha a sua oportunidade. É válido lembrar que a irmã de Gil do Vigor, Janielly Nogueira, e Dona Geni, mãe de Jaquelline Grohalski, também participaram de realities da Record (A Grande Conquista), mas não herdaram a força da torcida dos ex-BBBs. O mesmo aconteceu com Sandra Melquíades, mãe do campeão da Fazenda 13, Rico Melquíades.
Dentre os mais conhecidos pelo público da TV aberta, aparecem os atores Sidney Sampaio e Sacha Bali, a eterna jurada de Silvio Santos, Flor Fernandez, e o eterno Trem da Alegria, Juninho Bill (uma das poucas boas sacadas do elenco). Já entre as “personalidades da mídia”, que também possuem algum elo com o telespectador, aparecem o bombeiro da Eliana, Yuri Bonotto, e o ex-personal trainer de Gracyanne Barbosa, Gilson de Oliveira, que se transformou em Gilsão. Aliás, os dois, logo na estreia, iniciaram um conflito que se estende até agora. Discussão prematura.
A cota “ex-De Férias com o ex” permanece intacta. A missão fica com Luana Targino que entrou na metade do reality da MTV. De alguns anos para cá, a direção também criou a cota “ex-novela infantojuvenil do SBT” que fica agora representada por Julia Simoura e Gui Vieira. O ex-jogador de futebol Zé Love herda a cota esportista.
Dentre os mais desconhecidos, Fernando Presto, ex-MasterChef, deverá suceder Aritana na cozinha da Fazenda. Flora Cruz, filha de Arlindo Cruz, representa a cota “herdeira”, vinda de Lily Nobre do ano passado. Babi Muniz traz a tradição da cota “ex-panicat”. Vanessa Carvalho vem no rastro de “Casamento às Cegas”, da Netflix. Zaac é o músico da temporada. As modelos Fernanda Campos e Suelen Gervásio compõem esse time.
Já no Paiol, apenas Gizelly se destaca. A direção resolveu resgatar D’Black, que já tem sua cota de realities preenchida. O marido de Adryana Ribeiro, Albert, não deixou uma boa lembrança no telespectador em sua passagem pelo Power Couple Brasil. Inacreditavelmente, a direção deu uma nova oportunidade a três vileiros da Grande Conquista que sequer subiram para a Mansão: Gabi Rossi, Vivi Fernandez (até surpreendemos com o mau desempenho da ex-mallandrinha na votação) e Michael Calazans que mal apareceu entre os conquisteiros. A direção cometeu um erro gravíssimo em não ter dado uma nova oportunidade a Bruno Cardoso, ressaltado ainda mais diante dos selecionados. Dentro da cota do patrocinador, surgem Cauê Fantin e Geovana Chagas.
Agora, é aguardar se as peças encaixam no jogo. “A Fazenda 16” iniciou sem impacto na formação do elenco.
Fabio Maksymczuk