back to top

TV brasileira se mobiliza com morte de Papa Francisco

- Publicidade -

Olá, internautas

Nesta segunda-feira (21/04), a notícia da morte de Papa Francisco mobilizou o departamento de jornalismo das emissoras da TV brasileira. A TV Globo alterou a programação para cobrir o fato.

- Publicidade -

“Mais Você”, que destacaria a injusta eliminação de Vitoria Strada do “BBB25”, modificou o roteiro para relembrar a relação do matinal com o pontífice. Resgataram imagens da visita do líder da Igreja Católica em 2013 durante sua passagem pelo Rio de Janeiro. O programa, naquela ocasião, preparou uma homenagem ao papa. Ana Maria Braga também acompanhou a movimentação que agitou a “Cidade Maravilhosa”.

Em seguida, por volta das 11h50, entrou uma edição especial do “Jornal Hoje”, ancorado pelo ótimo jornalista Roberto Kovalick que, aliás, deveria ser o sucessor de Cesar Tralli à frente do telejornal vespertino. O apresentador passou as últimas informações ao lado da correspondente internacional, Ilze Scamparini.

De noite, o “Jornal Nacional” exibiu uma cobertura jornalística especial. Os apresentadores-titulares William Bonner e Renata Vasconcellos, cada vez menos presentes juntos na bancada do telejornal, apareceram trajados de preto. Sinal de luto. Os festejos dos 60 anos da emissora platinada perderam espaço no noticiário.

- Publicidade -

Já pela Band, o “Bora Brasil” cobriu, logo de manhã, o falecimento de Jorge Mario Bergoglio. Nesta oportunidade, Rodrigo Alvarez, que produz ótimas reportagens sobre o universo católico exibidas na TV Aparecida, ficou responsável pela cobertura. O jornalista aproveitou para anunciar que o telejornal matinal entrará em nova fase na próxima semana com uma proposta “mais leve”. Alvarez participou mais tarde do “Brasil Urgente”.

O jornalismo do SBT também entrou na cobertura. José Luiz Datena cedeu espaço no “Tá na Hora” para o acontecimento. De manhã, o “Primeiro Impacto” também promoveu uma cobertura intensa.

Por outro lado, a Record não destaca a morte do pontífice. De manhã, a programação infantil permaneceu na TV Cultura.

Os canais History e History 2, em homenagem ao primeiro Papa jesuíta da história, exibem a excelente minissérie “Francisco, o Jesuíta”. Em quatro episódios, a produção traça a carreira de Bergoglio desde sua juventude em Buenos Aires até a eleição como Sumo Pontífice.

A cobertura diretamente do Vaticano deverá ganhar mais espaço nos próximos dias com a eleição do novo pontífice.

Papa Francisco, descanse em paz.

Fabio Maksymczuk

- Publicidade -

Popular.

Relacionados