Olá, internautas
2024 reservou poucas boas novidades para o telespectador da TV aberta brasileira (nosso foco prioritário). Mesmo assim, listamos os destaques do ano:
MELHOR NOVELA: Força de Mulher
Diante do momento ruim nas telenovelas da TV Globo, que se acentuou após a retomada das produções com o arrefecimento da pandemia da Covid-19, a Record ofereceu ao telespectador uma opção interessante. “Força de Mulher” demonstrou o potencial da faixa horária que estava adormecida com as séries bíblicas em profusão.
A novela turca demonstra a força do melodrama, elemento básico dos folhetins, que se encontra desvalorizado nos domínios do canal platinado, especialmente na gestão José Luiz Villamarim. A história comove o público que torce por Bahar, uma mulher guerreira que enfrenta diversas adversidades.
O roteiro sempre apresenta alguma reviravolta, como a “ressureição” de Sarp. Doruk e Nisan são crianças carismáticas e adoráveis. Arif é o exemplo de um bom homem. Enver é um homem experiente com bom coração sempre disposto a proteger Bahar. Personagens bem construídos que impulsionam a história. Novela é história. “Força de Mulher” apresenta isso. Por esses motivos, transformou-se na atração mais assistida da Record.
MELHOR ATOR: Antonio Calloni
A primeira fase de “Renascer” foi o melhor momento das telenovelas da TV Globo em 2024. A fase inicial do remake corrigiu o erro da versão original. As adaptações deveriam sempre ter essa preocupação. Dentro de tal contexto, Antonio Calloni deu um verdadeiro show ao interpretar o coronel Belarmino. Atuação impecável que ecoou até os últimos capítulos da produção.
MELHOR ATRIZ: Edvana Carvalho
Edvana foi o único vislumbre verdadeiro de baianidade em “Renascer”. Brilhou do início ao fim com a personagem Inácia que trouxe a diversidade religiosa ao remake. Acerto do autor Bruno Luperi. Nota 10.
REVELAÇÃO: Xamã
Foi, de fato, a maior revelação de “Renascer”. O então cantor demonstrou sua versatilidade na interpretação. Encarou o enorme desafio ao viver o matador Damião. Excelente do início ao fim. Não perdeu fôlego em momento algum.
MELHOR PROGRAMA JORNALÍSTICO: Repórter Record Investigação
“Repórter Record Investigação” é o exemplo mais genuíno do que é o real objetivo telejornalismo. Grandes reportagens que trazem conteúdo de qualidade para o telespectador. “Exilados Pelo Clima na Amazônia”, “O Câncer nas Mulheres da Amazônia” e “Facções em Terras Indígenas” trouxeram o Brasil profundo para a tela.
MELHOR PROGRAMA VESPERTINO: Sem Censura (TV Brasil)
A programação vespertina da TV brasileira sobrevive, principalmente, dos chamados programas de fofoca ou de culinária. A TV Globo exibe reprise de novela e filme norte-americano. A TV Brasil veio com uma excelente novidade para sacudir o atual panorama. Cissa Guimarães, uma das mais queridas personalidades da TV brasileira, assumiu o comando do “Sem Censura” que retornou à grade de programação em seu formato original. Diariamente, a apresentadora recebe convidados ilustres em uma roda de conversa agradável e intimista.
MELHOR PROGRAMA DE AUDITÓRIO: Programa Silvio Santos com Patricia Abravanel (SBT)
2024 ficou marcado, na TV brasileira, pela morte de Silvio Santos. Patrícia Abravanel, que já vinha com a dura missão de conduzir o dominical de seu pai, se firmou ainda mais neste momento difícil. A apresentadora traz leveza, alegria e diversão para os lares brasileiros. Em 2024, o dominical do SBT atingiu, em diversas oportunidades, a liderança nos índices de audiência com o retorno do “Show do Milhão”. Além disso, o programa ganhou mais tempo no ar com a saída de Eliana. Outro desafio superado. “Show de Calouros”, em uma versão com cerca de uma hora, funciona na abertura da atração agora estendida. Patricia tem o DNA legítimo do SBT. O público da emissora reconhece isso.
MELHOR REALITY SHOW: Largados e Pelados Brasil (Hora Max-Band)
Em uma parceria com a Warner Bros. Discover, a Band exibiu, durante 2024, conteúdos das plataformas de streaming que ganham mais visibilidade na TV aberta. Nas noites das sextas-feiras, entra a faixa Hora Max com destaque para “Largados e Pelados Brasil”. O reality show sempre provoca, com as situações vividas pelos brasileiros na natureza, reflexões sobre o desenvolvimento da humanidade. O programa ainda ganhará um post específico neste espaço.
Fabio Maksymczuk