Olá, internautas
A TVT – TV dos Trabalhadores é uma das emissoras que ganha pouca visibilidade na mídia especializada. O canal encontra-se na TV digital, pelo menos aqui em São Paulo. É sintonizada em 44.01, próxima da Record News e TV Aparecida.
A TVT possui uma clara linha editorial. A programação, como um todo, tem um viés da chamada “esquerda”. É um espaço que tenta desconstruir o noticiário impregnando pelo neoliberalismo na chamada “grande mídia”.
Nesse período eleitoral, a TVT promoveu debates entre os candidatos a prefeito. Em São Paulo, no primeiro turno, participaram do encontro Joice Hasselmann (PSL), Arthur do Val Mamãe Falei (Patriota), Marina Helou (REDE), Orlando Silva (PCdoB) e Jilmar Tatto (PT). Guilherme Boulos (PSOL) ausentou-se, inesperadamente, do debate. Já no segundo turno, o canal organizou o debate entre os candidatos a prefeito de Diadema, Filippi (PT) e Taka Yamauchi (PSD).
Jornalistas importantes integram o elenco da TVT, como Juca Kfouri que comanda “Entre Vistas”. Na mais recente edição, ele entrevistou a vereadora eleita em Salvador, Maria Marighella (PT), neta de Carlos Marighella. José Trajano é outro jornalista de destaque do canal. Em “Papo com Zé Trajano”, ele fala sobre futebol, política, música e cultura. Os dois, aliás, dividiam o “Cartão Verde”, na TV Cultura, nos idos anos 90.
“Bom Para Todos” é outra atração que chama a atenção. A apresentadora Talita Galli comenta, por uma hora diária, o noticiário do dia. Ela bate papo com especialistas, intelectuais e outros jornalistas, como o editor-chefe da Rede Brasil Atual, Paulo Donizete.
E há atrações com jornalistas da chamada “nova geração”, como Vinicius Rodrigues, que comanda o programa de entrevistas “Resenha ao Quadrado”, que vai ao ar às quartas-feiras, a partir das 20h15. Ainda destacaremos esse ótimo profissional em um próximo post.
A TVT é uma das emissoras que forma a nossa TV brasileira.
Fabio Maksymczuk