O grupo Media Capital, que detém o canal aberto TVI, em Portugal, anunciou o lançamento de um novo canal no país europeu em breve. Ele irá substituir a atual TVI Ficção, que exibe antigas novelas portuguesas, e deverá ter um perfil variado – abrangendo novelas internacionais e outros gêneros. A data oficial de lançamento será anunciada em breve.
“Considerando as tendências e o comportamento dos espectadores – que cada vez mais assistem ao que querem, quando querem – a TVI decidiu evoluir a oferta da TVI Ficção para algo mais completo. Além das novelas e séries que hoje dominam a programação, o novo canal exibirá outros produtos de ficção internacionais, bem como programas de entretenimento, esporte e informações”, diz a Media Capital.
Segundo a empresa, o objetivo do novo canal é ampliar o público que antes assistia à TVI Ficção, atraindo novos segmentos. Um exemplo está na programação esportiva, incluindo a cobertura de eventos e modalidades que hoje não têm grande expressão na televisão nacional, e que deverá atrair mais público, especialmente um perfil adulto e mais masculino.
A responsabilidade pelos conteúdos e pela programação será de Hugo Andrade, que trabalhará em estreita articulação com o Diretor-Geral da TVI, José Eduardo Moniz. Quanto à componente informativa, à semelhança do que já acontece com a TVI e com a CNN Portugal, a liderança será de Nuno Santos.
A TVI já solicitou as autorizações necessárias junto das entidades competentes e aguarda luz verde para formalizar o anúncio público. O novo canal estará presente em todos os operadores de Portugal: MEO, NOS, VODAFONE e NOWO.