Olá, internautas
Alberto Dines deixou saudade nos telespectadores da TV Cultura e TV Brasil. O jornalista comandou, por muitos anos, o programa “Observatório da Imprensa” que reunia jornalistas para debater a mídia e a cobertura jornalística no Brasil.
Agora, Alberto Gaspar, de certa forma, sucede Dines na programação da emissora da Fundação Padre Anchieta. O veterano jornalista comanda o interessante “Legião Estrangeira” que ocupa a faixa das 22 horas às quartas-feiras.
O apresentador recebe profissionais da imprensa para uma mesa-redonda sobre os acontecimentos que remexem a sociedade global e a visão dos correspondentes internacionais sobre esses fatos.
O conflito entre Hamas e Israel, além da guerra na Ucrânia conquistam amplo espaço. Os convidados sempre pincelam detalhes que passam despercebidos na cobertura jornalística. Na última quarta-feira (20/12), por exemplo, Jaime Spitzcovsky traçou um panorama sobre a composição étnica dos judeus no atual território israelense.
Enfatizou que ganha ampla força a direita na política de Israel diante do apoio de judeus que foram expulsos de territórios árabes e do Egito. Os descendentes de imigrantes vindos do Leste Europeu, que fundaram a atual Nação, perdem força na composição da sociedade.
“Legião Estrangeira” é uma boa opção da TV Cultura aos telespectadores que buscam uma informação qualificada.