Olá, internautas
Mesmo após o fracasso do programa diário “Opinião No Ar” que fica no traço nos índices de audiência, a RedeTV! reforça a aposta no apresentador Luis Ernesto Lacombe em seu pacote de novidades.
O jornalista agora comanda “Agora com Lacombe” que vai ao ar na faixa das 23h30 às quintas-feiras. Capturou até parte do tempo do “Sensacional” apresentado pela primeira-dama do canal, Daniela Albuquerque.
A cada edição, “Agora com Lacombe” ganha um formato. A estreia contou com o “Fogo Cruzado” que reuniu o presidente da Associação Médica Brasileira, Cesar Eduardo Fernandes, e o médico Alessandro Loiola. Os dois divergiram em diversos pontos sobre a pandemia do novo Coronavírus que assola o mundo. Fernandes defendeu as medidas restritivas para conter o avanço do vírus. Já Loiola disparou frases de efeito, como “isso é uma burrice sem tamanho” e “fecharia aquela porcaria” para designar a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).
Ao invés de apenas mediar o debate, Lacombe interferiu no desenvolvimento do debate e claramente reforçou o discurso de Loiola. O apresentador criticou ferozmente a imprensa que, segundo suas palavras, “no geral, leva pânico às pessoas” e insinuou uma defesa do “tratamento precoce” contra a Covid-19.
Fernandes cutucou Lacombe ao reafirmar sua posição de defesa do distanciamento social e reiterou que a imprensa presta bom serviço à comunidade. Neste momento, o apresentador se defendeu ao argumentar que “vê os dois lados”. Lacombe ainda revelou que é contra a obrigatoriedade da vacina nesta pandemia e também é contrário às restrições impostas a pessoas que não a tomarem.
Na segunda edição, “Agora com Lacombe” exibiu o formato Arena. Nesta oportunidade, a atração entrevistou o médico infectologista Ricardo Zimerman que criticou o lockdown e não defendeu a higienização de superfícies e o uso de máscaras em lugares abertos.
Lacombe ganhou a colaboração dos entrevistadores Pietra Bertolazzi, Adrilles Jorge (ex-BBB) e Silvio Navarro. Todos com a linha ideológica semelhante. Durante o bate-papo, Zimerman sugeriu que o confinamento em casa possibilita o surgimento de novas cepas que piora a pandemia e defendeu o tratamento precoce. Esta edição passou o clima de um grande bate-papo entre compadres e comadre.
Lacombe já veio de um grande fracasso colhido com o “Aqui na Band” exibido nas manhãs da Rede Bandeirantes. Agora, repete a baixa repercussão nos índices de audiência pela RedeTV!. Seria o momento de reavaliar sua trajetória nos últimos anos. Trabalhar para diminuir a sua rejeição com o conjunto geral do público. “Agora com Lacombe” somente reforça a sua faceta mais ligada a uma linha ideológica que se fecha a uma bolha de telespectadores.
Fabio Maksymczuk