Olá, internautas
Inezita Barroso se transformou em ícone das manhãs de domingo na TV Cultura. O histórico “Viola, Minha Viola” deixou sua marca indelével na história da TV brasileira. Até hoje, a emissora da Fundação Padre Anchieta resgata momentos da atração na programação dominical às 6 da manhã.
Após a morte da apresentadora, a faixa horária matinal perdeu força sem a sua liderança. Recentemente, a TV Cultura resolveu investir no horário com “Balaio”, sob comando de Renato Teixeira e Chico Teixeira. O programa estreou no final do ano passado. Vai ao ar a partir das 9 da manhã.
Com uma hora de duração, “Balaio” promove encontros imprevisíveis entre músicos, majoritariamente sem grande penetração na chamada “grande mídia”. Neste domingo (19/05), pai e filho receberam Ivan Vilela e Tainara Takua que valorizam a viola em suas apresentações musicais. Vilela integra o chamado “universo caipira e erudito”. Já Tainara, oriunda dos povos originários, cantou em seu idioma e tocou a viola guarani. Pura ancestralidade.
O programa foca, prioritariamente, nos convidados e em seus musicais. Renato Teixeira e Chico Teixeira fazem duas apresentações, uma no início e outra no fim, e conversam brevemente com os músicos.
Como o programa “Balaio” é exibido em uma manhã de domingo, o cenário poderia ter uma tonalidade mais clara. A mini plateia poderia ter alguma participação. A atração é muito bem-vinda na programação da TV Cultura. A cultura brasileira é valorizada.
Fabio Maksymczuk