O canal Russia Today (ou “RT”), emissora financiada pelo Estado Russo, sofreu mais um revés. Desta vez, a filial francesa do canal – a RT France – anunciou que irá encerrar as suas operações. A medida acontece por pressão da União Europeia, que baniu todas as versões do canal (incluindo as versões 100% em inglês, além do canal de documentários) desde o início da invasão do país à Ucrânia, em fevereiro de 2022.
A Rússia respondeu ao fechamento do canal ameaçando com uma “ação retaliatória”. Em um comunicado, o Ministério das Relações Exteriores do país disse: “Bloquear as contas da RT France levará a medidas de retaliação contra a mídia francesa na Rússia. Eles serão muito perceptíveis, se as autoridades francesas não pararem de intimidar os jornalistas russos”. O comunicado se refere ao fechamento das contas bancárias do canal, que impedem que este continue a operar.
A RT France estreou em dezembro de 2017. Vale lembrar que, desde o início da Guerra na Ucrânia, o canal russo foi bloqueado mundialmente inclusive pelo YouTube, sob acusação de o RT se tratar de “propaganda” do governo russo ao mundo.